Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]



pnc.png

 Mais informações | Formulário de candidatura online |

 

O processo de candidaturas anuais das escolas (Ensino Público e Ensino Privado, incluindo as das Regiões Autónomas, Escolas Públicas Portuguesas no Estrangeiro e Escolas Portuguesas de iniciativa privada sediadas no estrangeiro) para participarem no PNC (ano letivo 2017-18) vai decorrer entre 12 de junho e 28 de julho.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

 

 

Conteúdo relacionado:

Autoria e outros dados (tags, etc)

Etiquetas:

Agrupamento Damião de Goes - Alenquer BE Prof. Guapo e BE Rosário Alçada Araújo

 

Concurso/desafio: story cubes é uma prática do Agrupamento de Escolas Damião de Góis, em Alenquer que visa envolver as famílias nas atividades propostas aos alunos pela biblioteca escolar. Os alunos são desafiados a criar histórias em casa com a ajuda dos pais, a partir dos dados (Story cubes) que são lançados por eles na biblioteca.

 

Os dados são lançados na biblioteca escolar, são fotografados, a foto é identificada com o nome do aluno e, posteriormente, é publicada num álbum de fotos no facebook da biblioteca escolar. Cada aluno cria com o seu parceiro/familiar a história com base na respetiva foto dos dados. A seleção da melhor história será feita de acordo com critérios definidos em regulamento, tais como: número de gostos na história, estrutura, conteúdo e inserção de todos os elementos dos dados. A melhor história será premiada com um voucher com o qual o aluno poderá adquirir algo do seu agrado numa cadeia de livrarias.

 

Ler mais >>

Autoria e outros dados (tags, etc)

ict.png

Download | Applications of ICT in Libraries. [e-Book]  Wikibooks, 2015

 

Contents: Diploma ICTL; Advanced Diploma ICTL; Locating Information; Supporting Reader Development; Supporting Client Learning; Using ICT in Professional Practice; Safe and Legal Use of ICT; Net Navigator; Educator; Digital Culture – Online Communication; Digital Culture – Online Collaboration. 

Visto aqui.

 

Conteúdo relacionado:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

pro.png

Novembro de 2016 | Download |

 

Introducción

 

El abuso sexual contra niños, niñas y adolescentes es una de las peores formas de violencia contra la niñez y adolescencia. A pesar de que constituye un problema creciente en el mundo, la mayoría de los casos no son detectados ni denunciados.

 

A diferencia del maltrato físico –cuyo diagnóstico depende de la posibilidad de ver las lesiones- y de la negligencia adulta hacia el bienestar infantil -que se diagnostica al ver niños privados de los cuidados parentales básicos (desnutridos, no escolarizados, sin cuidados médicos básicos, entre otras formas de vulneración de sus derechos)-, la detección del niño que fue o está siendo víctima de abuso sexual depende de escucharlo para saber qué pasó.

 

La importancia de escuchar al niño cuando toma la palabra radica en que su descripción frecuentemente es la más importante, poderosa y, en muchas ocasiones, la única evidencia del abuso cometido en su contra. Por ese motivo, es imprescindible prestarles atención, privacidad y escucharlos sin juzgarlos.

 

En la mayoría de los casos detectados no suele haber lesiones físicas que funcionen como indicios para determinar quién fue el agresor ni hay una conducta específica o prototípica que los niños víctimas presenten. Tampoco suele haber testigos, ya que quien comete un abuso sexual suele hacerlo a escondidas. Todos estos factores, sumados a mitos enraizados y prejuicios culturales que operan en detrimento de los niños cuando toman la palabra para develar sus padeceres, hacen que el diagnóstico y posterior denuncia sean una tarea compleja. También opera una premisa falsa que sostiene que “si no hay lesión, no hubo abuso”. Esto agrava la situación porque sin detección los niños no reciben tratamiento, ni protección ni justicia.

(...)

 

Conteúdo relacionado:

Autoria e outros dados (tags, etc)

 

Inaugurada hoje, 10 de junho de 2017.

 

Conteúdo relacionado:

Autoria e outros dados (tags, etc)

Etiquetas:

monsalude.png

 Facebook |

 

A Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude é apresentada esta sexta-feira (hoje) e dá início a um projeto que cria um catálogo coletivo de nove bibliotecas de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

 

A rede vai juntar as bibliotecas escolares e municipais daqueles três concelhos do norte do distrito de Leiria, permitindo desenvolver um catálogo coletivo e um cartão único de leitor, explicou a coordenadora interconcelhia da rede de bibliotecas escolares, Lucília Santos.

 

"Os três concelhos já trabalhavam em parceria na promoção de leitura" e agora passam a ter um "catálogo coletivo", com um `software` atualizado e procedimentos articulados, que vai permitir a qualquer habitante dos três municípios requisitar um livro que está disponível numa das bibliotecas da rede, elucidou. (...)

 

Ler mais >>

 

Conteúdo relacionado:

Nove bibliotecas de três concelhos do norte de Leiria unem-se em rede (DN)

Autoria e outros dados (tags, etc)

Este software de inteligência artificial consegue automatizar tarefas rotineiras. Facebook e Microsoft prometem investir em força nesta tecnologia nos próximos anos.

por Paulo Matos (jornalista)

 

Apesar de já existirem há muito, os bots vieram recentemente para a ribalta, uma vez que tanto Facebook como Microsoft revelaram que vão apostar forte nesta tecnologia nos próximos anos. Algo que fez várias pessoas levantar o sobrolho e perguntar: mas, afinal, o que é um bot? É um software de inteligência artificial concebido para automatizar tarefas repetitivas e que seguem um padrão, ou seja, como se fossem desempenhadas por um robot. Alguns exemplos práticos: adicionar um compromisso ao calendário ou fazer uma reserva para jantar.

 

Atualmente, os bots estão a ser utilizados pelas empresas para lidar com uma variedade de pedidos dos clientes que anteriormente requeriam uma chamada telefónica para um interlocutor humano. No futuro, deverá assistir-se a um incremento exponencial dos chatbots, que estão inseridos dentro das apps de mensagens e simulam conversas, isto é, respondem de uma forma que dá a ilusão de que se está a interagir com um humano.

 

Por exemplo, Mark Zuckerberg revelou recentemente que vai abrir o código da app Messenger para que programadores possam criar chatbots que se integram neste serviço de mensagens. «Nunca mais terão de ligar para call centers», salientou o CEO. Mas a Microsoft promete não ficar atrás e Satya Nadella, o líder da empresa, afirmou que «os bots são as novas apps», revelando que a assistente pessoal Cortana irá facilitar a integração de bots de terceiros.

 

Mas o mundo dos bots não é um mar de rosas, pois a capacidade de simular uma conversa com um humano faz com que esta tecnologia também seja utilizada para manipulação na Internet. Por exemplo, ao navegar online é provável que se depare com alguns bots que são usados para gerar comentários automaticamente, promover discussões ou tentar redirecionar para outros sites. É por isso que, muitas vezes, temos de recorrer ao sistema CAPTCHA (aquele que nos obriga a digitar uma determinada palavra antes de consumarmos uma ação), que é uma forma de teste de Turing usado para distinguir humanos de bots com pouca inteligência artificial.

 

Nota: Este conteúdo foi originalmente publicado na Exame Informática nº 252

 

Conteúdo relacionado:

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

jornadasV02_cartaz a3-1.png

 

As Jornadas Pedagógicas - Da Escola para Todos à Escola onde Todos Aprendam: um contributo para a Promoção do Sucesso Escolar", promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, em parceria com a Câmara Municipal, o Centro de Formação Beira-Mar e a Rede de Bibliotecas de Montemor-o-Velho (RBMMV), irão decorrer nos dias 3 e 4 de julho, estando  creditadas (15 horas) pelo CCPFC/ACC - 90032/17.

 

O programa e as inscrições, com e sem créditos, encontram-se disponíveis na página do evento.

 

Isabel Nina

Coordenadora interconcelhia

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Toothbrush lovers.jpg

 


No dia 9 de Junho, vai realizar-se o Toothbrush Lovers II – 2500 Doidos por Escovas de Dentes: a maior aula de Higiene Oral para o Guinness World Records, no Regimento de Artilharia Anti-aérea nº1, em Queluz. Refira-se que o recorde está em 1507 participantes.

 

O projeto SOBE da Rede de  Bibilotecas Escolares associa-se, naturalmente, a esta inicitiva.

 

O propósito da realização de um evento desta dimensão passa pela sensibilização do maior número de pessoas para a prática correcta de acções de promoção da saúde oral, com a utilização eficaz da escova de dentes e o seu encaminhamento para reciclagem. Queremos envolver o maior número possível de pessoas neste conceito de Ciclo de Vida da Escova de Dentes.

 

Espera-se ainda que a iniciativa chame a atenção e seja replicada para outras áreas da saúde, do ambiente e da cidadania activa. Acreditamos que só aprendemos quando há emoção!

 

O Toothbrush Lovers – 2500 Doidos por Escovas de Dentes terá dois grandes momentos:


·         A maior aula de Higiene Oral, às 11.30h – esta aula terá uma duração de 30 minutos e TODOS terão de participar na sua totalidade sob risco de não serem contabilizados. Vamos escovar os dentes e aprender a usar o fio dentário e/ou escovilhão.

 

·         Actividades de animação a serem desenvolvidas pelos parceiros, antes e depois da Maior Aula de Higiene Oral.

 

A Miúdos Optimistas, Miúdos Saudáveis – MOMS é uma associação sem fins lucrativos que tem como missão:

•         Promover estilos de vida saudáveis

•         Mobilizar e alertar a comunidade para a prevenção das doenças orais

•         Criar parcerias estratégicas com a comunidade científica e entidades governamentais e não governamentais

•         Contribuir para a redução da emissão dos GEE’s através da reciclagem dos plásticos mistos

 

O EcoEscovinha é um projecto desenvolvido pela MOMS e tem como principais objectivos:


• Promover a escovagem regular e eficaz

• Sensibilizar para a troca regular da escova de dentes

• Mobilizar para a recolha selectiva da escova de dentes para posterior envio para reciclagem e produção de mobiliário urbano

 

O EcoEscovinha desenvolve-se essencialmente em ambiente escolar, no entanto o seu impacto ocorre em toda a comunidade. Trata-se de um projecto com forte componente de educação para a saúde, ambiente e cidadania e com impacto económico e social. Logo trata-se de um projecto sustentável! A MOMS já realizou centenas de acções e chegou a milhares de Miúdos tendo recolhido mais de uma tonelada de escovas de dentes.

Para o sucesso do Toothbrush Lovers a colaboração e participação de todos é fundamental!

Autoria e outros dados (tags, etc)


RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Ligações

Sítios Institucionais


Twitter





Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D