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26 de outubro | Teatro Thalia, Lisboa |

 

A investigação e os processos de inovação desenvolveram-se exponencialmente ao longo do século XX, acompanhando a necessidade e a tendência para a democratização do acesso ao conhecimento e dos seus benefícios para a sociedade.

Expressões como “responsabilidade social”, “investigação responsável (RRI)”, “public engagement”, “investigação colaborativa”, “co-criação” ou “ciência cidadã” constituem hoje uma evolução na forma como a ciência é pensada, criada, comunicada e apropriada.

Esta evolução, e a sua integração no paradigma da Ciência Aberta, tem criado contextos de inclusão de múltiplos atores sociais na participação ativa em processos científicos e na definição de agendas de investigação, alinhando os processos e os resultados da ciência com as expectativas, as necessidades e os desafios da sociedade.

 

É neste contexto que se realiza o Encontro Nacional de Ciência Cidadã que tem como objetivos:

·         ​Dar a conhecer os princípios e fundamentos da Ciência Cidadã.

·         Promover o aumento da participação e envolvimento dos cidadãos nas atividades científicas, na partilha e construção colaborativa do conhecimento.

·         Capacitar para a utilização, gestão, partilha e curadoria de dados de investigação.

·         Identificar, mapear e agregar iniciativas, projetos, campanhas e desafios de ciência cidadã em Portugal.

·         Alinhar com atividades transnacionais e internacionais de participação cidadã e/ou envolvimento dos cidadãos na resolução de desafios.

·         Estimular a criação de uma comunidade de Ciência Cidadã

·         Iniciar o debate para a criação de uma Estratégia Nacional para a Ciência Cidadã.

 

Está aberta, até ao dia 20 de outubro, a submissão de propostas de apresentações para o painel: 
“O Meu Projeto de Ciência Cidadã em 3 Minutos”.

Saiba mais aqui: http://www.ciencia-aberta.pt/ciencia-cidada

 

A participação no Encontro Nacional de Ciência Cidadã é gratuita mas de inscrição obrigatória.

http://www.ciencia-aberta.pt/events/encontro-nacional-de-ciencia-cidada/form

 

O Encontro Nacional de Ciência Cidadã é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

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 14 outubroInscrição obrigatória |


O Media Smart
 com a Universidade Católica realiza no próximo dia 14 de Outubro, entre as 9:00 às 13:00 no Anfiteatro A3, no Campus da UCP, em Lisboa um Seminário sobre a importância da Imagem Corporal e da Auto Estima em Crianças e Adolescentes.

 

Este seminário visa ajudar professores e educadores a lidarem com uma problemática sensível relacionada com o impacto que a publicidade e os media têm sobre os jovens, e sobre a forma como eles se percebem a si mesmos e aos seus corpos

 

Destinatários – docentes dos JI e 1º, 2º e 3º Ciclos do ensino básico


Local: Anfiteatro A3, no Campus da UCP, em Lisboa

 

 

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  por Sandra Oliveira e Rita CaetanoDownloadCIDAC |

 

O Projeto Acima da Média

 

Os Meios de Comunicação têm um lugar central na vida dos jovens, através da televisão, internet, rádio e redes sociais. A informação está cada vez mais disponível em tempo real e em meios como os tablets ou smartphones, o que aumenta o tempo de exposição dos mais jovens. Desta forma, torna-se claro que as suas visões do mundo estão bastante ligadas com a informação que os mesmos recebem todos os dias e em qualquer lugar. No entanto, torna-se também claro que os jovens – mas também os adultos – não estão preparados para analisar criticamente toda esta quantidade de informação recebida, adotando muitas vezes uma postura passiva. Isto leva a que as visões e representações do mundo, bem como as ações, se caracterizem muitas vezes por serem o reflexo do imediatismo mediático, em vez de uma perspetiva e cidadania crítica dos eventos que nos rodeiam.

 

O Projeto “Acima da Média! Descodificação dos Média ao Serviço da Cidadania Global” tem como objetivo Dotar os jovens de capacidades para a descodificação dos Média na sua relação com o desenvolvimento de modo a contribuir para um melhor exercício da cidadania global. (...)

 

Este guia mais do que querer ser um “livro” com as respostas todas, pretende ser uma maneira de lançar pistas de reflexão e servir de apoio a organizações e educadores que queriam trabalhar e desenvolver a temática da análise crítica dos média e com “os seus” públicos. (...)

João Azevedo/CIDAC e Maria Inês Santos/Par

 

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 InscriçãoPrograma |

 

Nos dias 20 e 21 de outubro irá realizar-se o 7º Encontro de Bibliotecas de Barcelos, organizado pelo Município de Barcelos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende.
 
O encontro será constituído por momentos de reflexão e partilha de experiências entre conferencistas convidados e a comunidade educativa, procurando-se analisar e discutir as problemáticas emergentes da promoção da literacia, da organização e gestão de bibliotecas e da formação integral dos alunos.
 
Literacia digital, formação de leitores, organização e dinamização de bibliotecas, sucesso escolar, integração - serão alguns dos temas abordados neste encontro que irá reunir conceituados investigadores.
 
Ação acreditada, com 12 horas (0,5 créditos). Participação gratuita.

 

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 Estranhar Pessoa |

 

Nos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro realizou-se o Congresso Internacional Fernando Pessoa 2017, organizado pela Casa Fernando Pessoa na Fundação Calouste Gulbenkian. Este encontro reuniu especialistas e doutorandos, integrou mesas de discussão e mesas de apresentação de comunicações. Neste documento publicam-se os textos que foram entregues pelos seus autores, resultantes dessas participações. As filmagens das sessões deste Congresso encontram-se em acesso livre no portal EDUCAST: https://educast.fccn.pt/vod/channels/czvi0s1ug Agosto 2017

 

in Nota de publicação, transcrição com pequenas alterações.

 

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6.11 | Fundação Calouste Gulbenkian | Cartaz

Programa | OradoresCertificado

 

A leitura é um direito humano, condição indispensável de liberdade e de igualdade. O domínio competente da leitura suscita o conhecimento, enriquece o desempenho individual e coletivo e promove o desenvolvimento económico, social e cultural do país, constituindo-se como um desígnio nacional.

 

O Plano Nacional de Leitura (PNL) é o instrumento para uma política pública que tem por missão dar resposta a este desígnio, procurando contribuir para a melhoria dos hábitos e das competências de leitura dos portugueses.

(...)

Para debater os conceitos e fundamentos que devem suportar uma política de leitura e escrita favorável às múltiplas literacias que a atualidade exige, apontar novas vias de evolução – em conformidade com a experiência e o saber científico acumulados a nível nacional e internacional – e inspirar novas ações criativas e inovadoras, organiza-se a primeira conferência PNL2027. (...)

 

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E o Nobel regressou ao romance | por Isabel Lucas, Público

 

Evitando a polémica dos últimos dois anos, a Academia Sueca deu o prémio a um escritor de romances. Kazuo Ishiguro não gera paixões mas sossega quem acha que o Nobel andava a negar o cânone: é um inglês tranquilo que transporta a tradição para uma literatura que quer arriscar.

 

É o regresso ao romance. Constatação óbvia depois de ouvir o nome do inglês Kazuo Ishiguro como vencedor do Nobel da Literatura de 2017. Depois da jornalista bielorussa Svetlana Alexievich, em 2015, e do músico norte-americano Bob Dylan, em 2016. Não é literatura, é jornalismo, ouviu-se sobre a primeira. Não é literatura, são letras de canções, escutou-se sobre o segundo, com o mundo literário a dividir-se sobre se se poderá considerar poesia o que Dylan escreve. Quem gosta de apostar assegurou que 2017 seria o ano do regresso ao romance canónico com a atribuição do Nobel a um nome inquestionável. Não há dúvida: ao escolher Ishiguro, a Academia Sueca premiou um romancista, mas, como ironizou ontem Salman Rushdie, satisfeito com a escolha, ele também toca viola e escreve letras para canções. O Nobel não veio, no entanto, por isso, mas pelos seus "romances de grande força emocional, que revelam o abismo da nossa ilusória sensação de ligação ao mundo", como explicou Sara Danius, secretária permanente da Academia perante uma audiência que reagiu de forma morna, e a desilusão de todos os que antecipavam que este ano o prémio seria para um dos eternos nobelizáveis, como Philip Roth, Joyce Carol Oates, Ismaïl Kadaré, Javier Marías ou António Lobo Antunes. Como se Kazuo Ishiguro não fosse suficientemente sonante para que o Nobel da Literatura recuperasse das polémicas anteriores. (...)

 

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O 5 de Outubro explicado aos mais pequenos (nova versão)
 
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 Fonte |

 

A Blimunda deste mês inaugura uma nova rubrica. Joana Simões Piedade abordará a questão dos direitos humanos nesse novo espaço. Na primeira colaboração a jornalista e ativista portuguesa conta, através de relatos dos que passaram por situações limite, a sua experiência como voluntária num campo de refugiados.

 

Uma das mais antigas feiras portuguesas, a Feira da Luz atrai há séculos comerciantes e visitantes ao bairro de lisboeta de Benfica. A revista esteve lá e conta o que viu.

 

Para que serve uma biblioteca? Mais do que administrar um acervo, uma biblioteca pode ter múltiplas valências que devem ser pensadas a partir do seus utilizadores. É esse o tema abordado no nosso espaço destinado à literatura infantil e juvenil.

 

A secção Saramaguiana recupera uma entrevista de José Saramago ao extinto jornal grego Eleftherotypia, em 1998. “Todos os escritores são autodidatas”, disse o escritor umas semanas depois de ganhar o Prémio Nobel. Palavras que, por fim, são dadas a conhecer em português.

 

Boas leituras e bom outono!

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 ProgramaInscrição |

 

Bibliotecas e Literacias: novos desafios! é o nome do encontro que terá lugar, no dia 17 de outubro, a partir das 9h15, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures.

 

Dirigido a professores bibliotecários, professores, pessoal não docente afeto às bibliotecas escolares, técnicos de biblioteca e outros, este encontro pretende sensibilizar os profissionais para a importância do desenvolvimento de competências a nível das literacias, nomeadamente científica e digital, partindo da evidência de que os meios digitais integram a vida quotidiana das crianças e jovens.

 

Os professores deverão possuir habilidades digitais e científicas para desenvolver e dinamizar atividades pedagógicas que promovam a literacia nas crianças e jovens, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo, a partilha de ideias, a resolução de problemas e a tomada de decisões, dentro e fora do contexto escolar, preparando-os para uma cidadania ativa e consciente e para a inclusão social.

 

O encontro, certificado pelo Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Loures Oriental, como ação de curta duração, é de participação gratuita sujeita a inscrição prévia e limitada à capacidade da sala.

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