Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 21.06.23

XIII Batalha de Leitura | Poesia

13 anos a celebrar a leitura de poesia

Decorreu, no passado dia 29 de maio, a Final da 13.ª edição da Batalha de Leitura | Poesia (BLP), um concurso interconcelhio dinamizado pelas Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, em parceria com as Bibliotecas Municipais de ambos os concelhos.

obidosbatalha.jpeg

A edição do corrente ano teve lugar em Óbidos, contou com a participação dos alunos vencedores da fase escolar dos agrupamentos de escolas participantes e ,ainda, como convidados, com uma aluna representante  da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) e uma aluna representante da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral.

No período da manhã, uma das técnicas da Biblioteca Municipal de Óbidos/Casa José Saramago dinamizou a oficina "As Emoções e a Voz Poética", na qual os participantes tiveram a oportunidade de desconstruir a ideia de palco e potenciar as suas apresentações/performances, por meio de um conjunto de exercícios de expressão dramática. As dinâmicas propostas foram bastante apreciadas pelos intervenientes e professores acompanhantes, criando momentos de descontração e integração, potenciando simultaneamente partilhas e o aprofundamento do conhecimento de poetas nacionais e internacionais.

Depois do almoço na cantina da Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos, às 14 horas deu-se início à Batalha da Leitura | Poesia propriamente dita, encontrando-se o Auditório da Casa da Música completamente lotado, prova de que a poesia ainda consegue mover “miúdos e graúdos”.

A representar os três escalões a concurso – 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário – chegaram à final dezassete concorrentes que, num primeiro momento, leram poemas da sua inteira escolha e, num segundo momento, leram poemas, atribuídos aleatoriamente, da autoria de Natália Correia, Mário Cesariny, Eugénio de Andrade, Mário-Henrique Leiria e António Manuel Couto Viana, poetas cujo centenário se assinala no presente ano. Para esta segunda prova, os alunos dispuseram de 15 minutos para preparar a sua performance poética.

O apuramento dos três vencedores por escalão foi assegurado por um júri constituído por Nicolau Borges, Diretor do CFAE - Centro Oeste, Paula Ribeiro, coordenadora interconcelhia da RBE, Aida Reis e Carlos Coutinho, responsáveis, respetivamente, pelas Bibliotecas Municipais de Caldas da Rainha e Óbidos e Elisabete Silva, coordenadora intermunicipal do PNA. A qualidade dos participantes da edição dificultou grandemente a tarefa do júri, impressionado com os desempenhos de muitos dos concorrentes.

Os habituais momentos musicais que pontuam cada edição foram assegurados, este ano, pela Academia de Música de Óbidos e pelo Coro Infantil Municipal de Óbidos, porque desde a sua origem poesia e música caminham de mãos dadas, sendo indissociáveis.

A Batalha da Leitura |Poesia (BLP) é um concurso interconcelhio realizado anualmente, cuja final decorre ora na vila de Óbidos, ora na cidade de Caldas da Rainha. A última fase do concurso é antecedida por duas eliminatórias realizadas em cada um dos Agrupamentos de Escola: apuramento, em sala de aula, dos concorrentes representantes dos níveis de ensino a concurso nas várias escolas; apuramento dos representantes de cada nível de ensino dos quatro Agrupamentos de Escola envolvidos.

 

A BLP objetiva o trabalho em torno do livro, da leitura e das diferentes expressões associadas à leitura, bem como a criação de comunidades de leitores em torno do texto poético e o estabelecimento de oportunidades de trabalho cooperativo entre as bibliotecas escolares e municipais e as escolas. Ao longo das várias edições, a BTL tem procurado manter-se inclusiva, envolvendo alunos que nem sempre cabem nos Quadros de Excelência das escolas envolvidas, comprometida com a leitura em voz alta, a divulgação da poesia canónica mas também dos novos poetas, cultivando um olhar esclarecido e divergente sobre o mundo.

O sucesso deste projeto mereceu o honroso convite do curador do FOLIO Educa, Dr. Paulo Santos, para integrar o programa do festival literário que irá decorrer, este ano, entre 12 e 22 de outubro, estando, por isso, prevista uma reedição da BLP no FOLIO num modelo ainda a definir. Será, decerto, uma oportunidade única para promover um evento que tem na palavra a sua génese principal e que, de ano para ano, mobiliza alunos e escolas em torno do texto poético e da leitura em voz alta, proporcionando momentos de beleza, de estranheza e o leve desconforto que sempre nos faz olhar o mundo de outra forma.

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________________________________