WEIWE(R)BE | projeto-piloto
Literacia da informação
O projeto-piloto WEIWE(R)BE fundado no modelo de T. Wilson - que identifica os fatores que influenciam o comportamento de pesquisa a partir do momento em que se reconhece a necessidade de informação e desencadeia a partir daí um circuito na procura de fontes – é implementado pelas Bibliotecas Escolares, enquanto espaços que assumem uma missão crucial na construção do processo pesquisa de Informação, constituindo-se como uma alavanca capaz de provocar mudanças nas estratégias de ensino e implementar dinâmicas que, de forma efectiva e eficiente, contribuam para o desenvolvimento da literacia da informação.
O projeto cumpre as orientações e os objetivos consignados nos documentos referenciais nacionais e internacionais, nomeadamente o Manifesto da Biblioteca Escolar (IFLA/UNESCO, 1999) e a Declaração Política da IASL sobre Bibliotecas Escolares (IASL, 1993).
O projeto WEIWE(R)BE é coordenado pela Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com a Universidade Aberta.
Objetivo Promover estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação
Destinatários Turmas do 10.º ano do Ensino Secundário
Parceiro Universidade Aberta
Data de início 27 de novembro de 2019
Data de conclusão 3 de junho 2020 | em curso
ATUALIZAÇÃO
O projeto-piloto WEIWE(R)BE realiza a sessão final das escolas participantes, dia 3 de Junho de 2020, a partir das 10:00.
Dadas as atuais circunstâncias, a sessão terá lugar por videoconferência síncrona, em sessão alargada a participantes convidados.
![]() |
Veja também: Materiais: