Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 31.10.22

Vozes que decidem!

por Isabel Contente, Diretora do AE da Vidigueira

VozesPQ.png

Ao longo de 19 anos, a Biblioteca Escolar (BE) do Agrupamento de Escolas de Vidigueira tem desenvolvido um processo em contínuo crescendo tornando-se, hoje em dia, um núcleo ativo no cumprimento das metas e na difusão dos valores do Projeto Educativo.

De entre os múltiplos serviços que presta, tendo em vista o desenvolvimento integral dos nossos alunos, a BE incrementa programas em sala de aula que trabalham a formação de leitores, a literacia da escrita e da informação, proporcionando uma aprendizagem que contempla os diferentes ritmos das crianças e jovens.

Todas as valências da BE (disponibilização de recursos e programas pedagógicos, prestação de serviços, online e offline), desenvolvidas pela sua equipa e/ou em cooperação com outros docentes, conferem-lhe centralidade e um papel ativo nos projetos estruturantes do Agrupamento.

Realçamos a colaboração desenvolvida com a Biblioteca Municipal, que tem como objetivo criar uma rede concelhia de leitura. Neste âmbito, pelo impacto na comunidade e número de pessoas envolvidas, destacamos os projetos: Versos Entrelaçados/ Concurso de poesia, Chá poético, Semana da Leitura, com a participação de vários escritores, ilustradores e outros agentes difusores da leitura e escrita, Um conto por mês, Contos viajantes, Leituras de vez em quando.

O trabalho da BE de Vidigueira também tem tido reconhecimento a nível nacional a partir dos projetos Planificar para gerir, gerir, gerir para inovar; Para lá dos exames; e Escritas em dia, todos eles, Ideias de Mérito, e do projeto Juntos.com que recentemente foi destacado pelo PNL e pela RBE.

A missão da Biblioteca Escolar, encarada como verdadeiro centro de aprendizagem, tem contribuído para veicular os valores defendidos pelo Agrupamento, melhorando a relação que os alunos estabelecem com a informação, dotando-os com competências que lhes permitam ser cidadãos autónomos e críticos.

Isabel Contente
Diretora do Agrupamento de Escolas da Vidigueira

 

_____________________________________________________________________________________________________________________