Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Volta ao mundo

13.06.09


Brasil, 2008
Letramento informacional : função do bibliotecário escolar

De muita emoção e saber se vêm tecendo bibliotecas escolares em cada Estado do Brasil, em caminho com tanto de árduo como de tenaz. À boa maneira brasileira, nunca faltam sorrisos como os da foto de Katharina Berg (S. Paulo, 2008). Ao centro, justo destaque para Bernadete Campello, Prémio IASL 2008, sempre activa a partir da Universidade Federal de Minas Gerais. Em Março publicou mais um livro, precisamente com o título deste post.

Em Portugal, usa-se Literacia da Informação, em castelhano Alfabetización Informacional ALFIN, em francês Maîtrise de l’information, no Brasil Letramento informacional, em inglês Information Literacy IL. O conceito comum corresponde ao logo escolhido pela Unesco (2008), e.é essencial a quem trabalha em bibliotecas, escolares ainda mais, em qualquer idioma.

Etiquetas:


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Lilian a 15.06.2009 às 18:08

A propósito do termo Literacia (post dia 13 de Junho de 2009 em Volta ao Mundo)


No Brasil usa-se o termo Letramento, que é uma palavra ainda não dicionarizada, porque foi introduzida muito recentemente na língua portuguesa. A palavra letramento apareceu pela primeira vez no livro de Mary A. Kato: No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, Editora Ática, 1996.

http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ef1/artigos/2004/0014.htm

É importante destacar algumas referências de artigos e projectos de investigação sobre o Letramento e a Leitura da Literatura no Brasil:

Instituição Link
Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG – Faculdade de Educação
Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – CEALE, coordenado pela Profª Dra. Magda Becker Soares
http://www.fae.ufmg.br/

http://www.ceale.fae.ufmg.br/pesquisa.php?catId=118&txtId=305

http://www.ceale.fae.ufmg.br/livro_colecao.php?catId=124&txtId=260&t=1

Universidade Federal Fluminense/UFF – Faculdade de Educação
Programa de Alfabetização e Leitura- PROALE, coordenado pela Profª Dra. Cecília Goulart http://www.uff.br/feuff/programas/proale.htm


Sobre o tema, sugiro a leitura do Artigo “Alfabetização e letramento: as múltiplas facetas”, de Magda Becker Soares – UFMG/CEALE, publicado na Revista Brasileira de Educação, nº 25/ Jan,Fev,Mar, Abr 2004, disponível em:

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-alfabetizar-letrar/lecto-escrita/artigos/letramento%20e%20alfabetizacao%20as%20muitas%20facetas.pdf

Lilian Azevedo
RBE, 15.06.09

Comentar post



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor