Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No âmbito do Projeto Comenius SLODIC -  School Libraries: Open Doors to Intercultural Competences (Bibliotecas Escolares: Portas Abertas para as Competências Interculturais”), a Escola Básica Integrada de Colmeias (Leiria) esteve em Reiquiavique (Islândia), de 30 de março a 05 de abril. O primeiro encontro tinha decorrido em Portugal, na EBI de Colmeias, de 16 a 20 de outubro de 2013.

Alunos daquele país nórdico bem como checos, dinamarqueses e portugueses trabalharam em conjunto durante cinco dias. Formaram equipas compostas pelas diversas nacionalidades, frequentaram uma oficina sobre realização de filmes, conceberam de raiz o argumento, tendo depois feito as filmagens e editado o material até ao produto final. O programa educativo e cultural primou por uma excelente organização, tendo o acolhimento dos alunos junto das famílias proporcionado um contacto direto com outros hábitos culturais e sociais. 

No terceiro período serão desenvolvidas as atividades de preparação para o “marketplace” (feira cultural), a realizar aquando da deslocação à República Checa, em setembro/outubro do próximo ano letivo.

Este Projeto Comenius pretende colocar as bibliotecas escolares no centro da vida da escola, tornando-as portas abertas para a diversidade cultural, a empatia entre alunos e professores de diversos países e o desenvolvimento de competências interculturais. Os países intervenientes são, além de Portugal, a Islândia, a Dinamarca e a República Checa. A língua de comunicação é o inglês e pretende-se sobretudo aliar as novas tecnologias a uma utilização ativa e comunicacional desta língua estrangeira.

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor