Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 05.11.19

Uso de dados e novas avaliações | + aprendizajes

Centro de Estudos Fundação Ceibal

revista.png

Download |

 

"Uso de dados e novas avaliações" é o título da terceira edição da revista + Learning, publicada em setembro pela Fundação Ceibal. 

Nesta edição, encontramos entrevistas com especialistas, experiências inovadoras nacionais e internacionais e ferramentas tecnológicas para facilitar a avaliação pelos professores.

Uma conceptualização mais aberta da educação convida-nos a repensar o que chamamos de avaliação. É por isso que se dedica este número a oferecer uma visão mais ampla e rica do que é entendido por avaliação (e também por aprendizagem). Nesta edição, reflete-se sobre o uso de dados por professores, instituições e a importância de avaliar (o que? Como? Quando?) Para conhecer e melhorar.

Dentre os conteúdos, destaca-se a entrevista realizada com o especialista John Hattie, que fala na importância de conhecer e avaliar o impacto da tarefa de ensino, e um artigo sobre a avaliação no ensino superior de Mariana Maggio.

Encontramos ainda um estudo realizado pelo PISA a partir de testes reconhecidos (onde perguntam se a equidade na educação pode promover a mobilidade social), experiências dos EUA e também de centros educativos uruguaios em San Carlos e Artigas.

Além disso, é apresentada a rede ADELA e apresenta-se um estudo do pensamento computacional que está a ser realizado em vários países da América Latina.

Referência: Fundación Ceibal. (2019, setiembre). Uso de datos y nuevas evaluaciones. + Aprendizajes (2) 3.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0