União Europeia: Competências em Sustentabilidade (GreenComp)
No âmbito do Pacto Ecológico Europeu [1] que visa tornar o espaço europeu neutro em emissões de CO2 até 2050, a Comissão Europeia desafia os Estados-Membros a colocarem a educação climática, biodiversidade e sustentabilidade [2] no centro da sua ação.
Adota, a 14 de janeiro de 2022, duas medidas - Recomendação do Conselho sobre Aprendizagem para a Sustentabilidade Ambiental e Quadro Europeu de Competências em Sustentabilidade (GreenComp) [3] (próxima publicação do blogue RBE) - baseadas num estudo sobre educação para a sustentabilidade nos Estados-Membros [4].
O quadro de competências para a sustentabilidade europeia (GreenComp) estabelece um conjunto de conhecimentos, “habilidades e atitudes que promovem formas de pensar, planear e agir com empatia, responsabilidade e cuidado com o Planeta e saúde pública” que podem ser aplicadas a qualquer contexto de aprendizagem.
Integra quatro áreas de competência-chave interligadas, cada uma abarcando três competências:
- Incorporar valores de sustentabilidade: Valorizando a sustentabilidade, Apoiando a equidade, Promovendo a natureza;
- Abraçando a complexidade na sustentabilidade: Pensamento sistémico, Pensamento crítico, Enquadramento de problemas;
- Visando futuros sustentáveis: Literacia de futuros, Adaptabilidade, Pensamento exploratório;
- Agindo pela sustentabilidade: Agenciamento político, Ação coletiva, Iniciativa individual.
Representação visual do GreenComp
Trata-se de um modelo de referência geral, não prescritivo e flexível, que pretende "Trazer a natureza de volta às nossas vidas" (Biodiversity Strategy for 2030, EU 2020) e formar cidadãos capazes de serem pensadores sistémicos/ holísticos, críticos (por exemplo, do atual sistema económico) e ativos e que saibam e sejam responsáveis por cuidar do planeta no presente e futuro.
Pode ser usado como base comum para aprendizagem formal e informal e ao longo da vida, para revisão curricular, programas de educação e formação de professores, desenvolvimento de políticas, certificação, levantamento de dados e estatísticas, investigação empírica, reflexão e avaliação.
De acordo com esta ferramenta, “Sustentabilidade significa dar prioridade às necessidades de todas as formas de vida e do planeta, assegurando que a atividade humana não excede os limites planetários”.
Da consulta de peritos e cientistas, GreenComp estabelece nove processos que carecem de estudo, monitorização e ação por parte dos cidadãos: integridade da biosfera; alteração do uso do solo; mudança climática; utilização de água doce; acidificação oceânica; fluxos biogeoquímicos; poluição atmosférica por aerossóis; destruição da camada de ozono; libertação de novos produtos químicos.
Processos críticos do sistema da Terra e dos seus limites
GreenComp promove uma abordagem ativa, centrada nas crianças e jovens e nos cidadãos, baseada em projetos ligados a contextos específicos, à gamificação e jogos (de papel, experimentais, simulações), análise de casos reais locais, mista e em linha, ao ar livre, colaborativa.
Integra-se no Quadro Europeu de Competências de Sustentabilidade:
- European Skills Agenda for Sustainable Competitiveness, Social Fairness and Resilience 2025 [Agenda Europeia de Competências para a Competitividade Sustentável, Justiça Social e Resiliência] (2020) que visa desenvolver competências para a transição verde e digital e recuperação da pandemia Covid-19;
- European Education Area 2025 [Espaço Europeu da Educação até 2025] (2020) pois “É a educação que nos ajuda a adaptar a um mundo em rápida mudança, a desenvolver uma identidade europeia, a compreender outras culturas e a obter as novas competências necessárias numa sociedade móvel, multicultural e cada vez mais digitalizada” (Tibor Navracsics, Comissário da Educação, a Cultura, a Juventude e o Desporto da Comissão).
GreenComp segue a metodologia dos Quadros de Competências publicados pelo Joint Research Centre: Quadro de Competência Digital para os Cidadãos (DigComp), Quadro de Competência Empresarial (EntreComp), Quadro Europeu de Competência Pessoal, Social e de Aprendizagem para a Aprendizagem (LifeComp).
Referências:
1. Alves, S. [Representante da Comissão Europeia em Portugal]. (2021, 29 abr.). O Património Cultural no centro do Pacto Ecológico Europeu. Lisboa: RBE. https://blogue.rbe.mec.pt/o-patrimonio-cultural-no-centro-do-2444723
2. European Commission. (2022, 14 jan.). Learning for environmental sustainability. Brussels: EC. https://education.ec.europa.eu/focus-topics/green/education-for-environmental-sustainability
3. European Commission. (2022, 14 Jan.). Commission calls for environmental sustainability to be at the core of EU education and training systems. Brussels: EC. https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/IP_22_327
4. European Union. (2022, 7 Jan.) Education for environmental sustainability: Policies and approaches in European Union Member States: final report. https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/a193e445-71c6-11ec-9136-01aa75ed71a1
5. Fonte da imagem: Bianchi, G., Pisiotis, U. and Cabrera Giraldez, M. (2022). GreenComp The European sustainability competence framework. Luxembourg: Publications Office of the European Union. https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128040