UNESCO: Educação para o Desenvolvimento Sustentável
To shape peaceful, just, and sustainable futures, education itself must be transformed.
UNESCO, 2021, p. 1.
A.
A concretização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NU, 2015) exige uma transformação na forma como pensamos e agimos.
Para transformar a realidade, temos primeiro de nos transformar a nós próprios pela educação (UNESCO, 2021).
B.
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável/Education for Sustainable Development (ESD) é o programa de educação da UNESCO alinhado com a Agenda 2030 e que deverá ser posto em prática até 2030. Concebido como um meio importante para alcançar todos os ODS, é explicitamente mencionada no ODS 4.7 (UNESCO, 2017).
A “UNESCO tem promovido a educação para o desenvolvimento sustentável como vital e necessária para fornecer os conhecimentos, as competências, as atitudes e os valores que permitam aos alunos tomar decisões informadas e ações responsáveis para a integridade ambiental, a viabilidade económica e uma sociedade justa” (Secretary-General, 2017, p. 15).
No relatório 2017 sobre a implementação da EDS, destacam-se 5 pontos (Secretary-General, 2017, pp. 15-17):
- O desenvolvimento sustentável é “um estilo de vida específico com um compromisso com certos valores”, pelo que o conhecimento que dele resulta não é neutro/imparcial;
- Exige “envolvimento significativo dos jovens”, os quais “não devem continuar a ser vistos como beneficiários de ações, mas como atores, agentes de mudança e parceiros envolvidos de forma significativa na sua conceção, implementação e acompanhamento. Para que a educação para o desenvolvimento sustentável seja relevante, deve ser constantemente adaptada de acordo com o contributo dos jovens” - centrada no aluno;
- Adota “abordagens holísticas e humanistas”, devendo “esforçar-se por transformar a educação para além dos conhecimentos e competências e promover valores e atitudes conducentes a escolhas sustentáveis”.
Neste contexto, Portugal adota o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017) e a OCDE propõe um Quadro de Competências Globais (PISA 2018), estabelecendo que a Competência Global é uma combinação de 4 dimensões - resolução de problemas, compreensão das perspetivas; interação entre diferenças culturais e ação – e cada dimensão combina conhecimentos, competências, atitudes e valores.
Segundo a OCDE, as Competências Globais devem ser aplicadas a questões globais e interculturais e traduzem a visão e ajudam à concretização da Agenda 2030 e encorajam os jovens a agir no interesse comum do bem-estar coletivo. Alunos globalmente competentes exploram questões locais, globais e interculturais, adotam diferentes perspetivas, compreendem diferentes visões do mundo e agem em prol da sustentabilidade e do bem-estar comum.
Fonte da imagem: OECD, 2018.
- Os professores devem incorporar na educação os progressos tecnológicos e a educação não formal e informal e concentrar-se “no desenvolvimento de competências de pensamento crítico e da ‘pessoa no seu todo’ [whole person]” - “Na era da Internet, a aprendizagem pode ter lugar em qualquer lugar e a qualquer momento, tornando-se os próprios alunos os agentes centrais de obtenção e análise da informação”;
- Adota uma abordagem de cidadania (citizenship approach), significativa, baseada em exemplos reais e parcerias locais e integrada, em que “A esfera da vida na e para a comunidade, para além da sala de aula, está a tornar-se uma importante plataforma de ação para a educação para o desenvolvimento sustentável”.
Fonte da imagem: UNESCO, 2017.
O guia Education for Sustainable Development Goals: Learning objectives (UNESCO, 2017) identifica, para cada ODS, objetivos e sugere tópicos e atividades de aprendizagem para diferentes níveis.
Exemplos de atividades para alcançar, por exemplo, o ODS 2. Erradicar a fome: “Organizar excursões e visitas de estudo a locais onde se pratica uma agricultura sustentável; acompanhar os alimentos do campo até à mesa - cultivo, colheita e preparação dos alimentos, por exemplo, em projetos de hortas urbanas ou escolares; envolver os alunos em ações que liguem o desperdício alimentar a pessoas carenciadas…”.
C.
Portugal e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)
Na Revisão Voluntária Nacional 2023 sobre os ODS, reconhece-se que “Um dos principais fatores que contribuem para a apropriação da Agenda 2030 por todas as partes interessadas e sectores da sociedade numa abordagem da base para o topo, é a Educação para o Desenvolvimento Sustentável” (República Portuguesa, 2023, p. 28).
Destacam-se 3 referenciais de educação para a transição sustentável: Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) 2018-2022, Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA) 2020 e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).
A ENEA centra-se em 3 eixos – Descarbonizar, Tornar a economia circular, Valorizar o território – e é referência importante na abordagem do Desenvolvimento Sustentável e da Educação Ambiental, temas obrigatórios da ENEC.
Nota
Este artigo tem continuação em GreenComp da Comissão Europeia que será publicado neste blogue a 22 de maio.
Referências
- UNESCO. (2021). Reimagining our futures together: a new social contract for education [p. 1]. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379707
- Secretary-General. (2017). Implementation of education for sustainable development. A/72/130 - 16/17 17-11850. United Nations. https://digitallibrary.un.org/record/1298413?v=pdf
- UNESCO. (2017). Education for Sustainable Development Goals: Learning objectives. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247444
- UNESCO. (2024). Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura https://www.unesco.org/en/sustainable-development/education
- OECD. (2018). PISA 2018 Global Competence. Organisation for Economic Co-operation and Development. https://www.oecd.org/pisa/innovation/global-competence/
- República Portuguesa. (2023). Voluntary National Review Portugal. https://hlpf.un.org/sites/default/files/vnrs/2023/Portugal_VNR_Report.pdf
- 📷 UNESCO, 2017