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Qui | 26.09.24

UNESCO: Alinhar a transição digital e a ação ecológica

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1. Semana de Aprendizagem Digital 2024 – 2.ª edição

A Semana de Aprendizagem Digital/Digital Learning Week (Paris, 2 - 5 set.) é o principal evento anual da UNESCO sobre aprendizagem digital e transformação da educação [1].

Reúne a comunidade de líderes de educação digital, decisores políticos, investigadores e profissionais de várias organizações, incluindo agências da ONU, governos, ONG e o sector privado.

Promove a cooperação e “uma conceção e utilização da IA (Inteligência Artificial) na educação centrada no ser humano e respeitadora do clima” e “com um enfoque específico na exploração das interligações entre a transformação digital e a educação verde [greening education]” [2]. 

Sob o slogan Tecnologia Orientada para a Educação/    Steering Technology for Education, o evento adota “uma abordagem ética de conceção e utilização da IA na educação que promove o desenvolvimento sustentável” e marca a mudança de um “modelo extrativista de economia digital” [1].

A interligação da transição digital e ecológica, através da educação, impõe-se no contexto da rápida ascensão de IA que ultrapassa a capacidade de regulamentação jurídica e implica:

  • Gasto crescente de energia – “79% das emissões globais de GEE (Gases com Efeito de Estufa) provêm da produção e utilização de energia” (IPCC, 2022) - e de recursos – e.g. água para arrefecimento dos servidores - para manutenção e treino de novos modelos de IA e sua utilização intensiva;
  • Acentuado crescimento dos “resíduos eletrónicos [e-waste] que prejudica o desenvolvimento sustentável” [1].

As tecnologias digitais e a IA devem “apoiar a educação” e esta deve ser transformadora, contribuindo para “moldar futuros mais inclusivos e sustentáveis” [2]. Esta componente prática, operativa, da educação, ligada à vida do dia a dia das pessoas, está subjacente à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (UNESCO, 2017) e ao Quadro Europeu de Competências de Sustentabilidade (Comissão Europeia, 2022).

 2. Soluções digitais verdes

O evento, cujas ligações para os vídeos estão disponíveis na Programação [1], permitiu o envolvimento em debates com ideias para a ação climática digital, baseada na educação.

Exemplo: criação de sistemas automatizados, em tempo real e em grande escala, de moderação de conteúdos e de verificação de factos online sobre o clima, pois informações falsas ou enganosas são obstáculo à ação climática.

Foram apresentadas ainda diversas soluções digitais verdes para mitigar os impactos ambientais dos centros de dados, da computação em nuvem e de outras infraestruturas digitais.

A Ação Verde Digital/Green Digital Action foi lançada em 2023, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 28 (Conference of the Parties), pela ITU (International Telecommunication Union), agência da ONU especializada em TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e por mais de 40 entidades (governos, empresas, sociedade civil, outros organismos da ONU).

Assenta nos seguintes pilares:

  • - Emissões de GEE das TIC;
  • - Padrões verdes;
  • - Economia circular;
  • - Telecomunicações de emergência para alerta precoce em situações de risco;
  • - Dados e tecnologia aberta para pesquisa climática;
  • - Capacitação para descarbonização das indústrias digitais;
  • - Computação verde [3].

O setor educativo e das bibliotecas é um dos maiores compradores e utilizadores de dispositivos digitais, devendo decidir com base nestes pilares.

3. Competências de IA da UNESCO

A Semana de Aprendizagem Digital 2024 lançou o Quadro de Competências de IA para Alunos e Professores da UNESCO [4].

O Quadro de Competências para Alunos:

Visa envolver, de forma segura, eficaz e significativa, os estudantes de todo mundo com IA e formar utilizadores responsáveis e cocriadores de IA [5].

Define 12 competências, organizadas em 4 dimensões - mentalidade centrada no ser humano, ética da IA, técnicas e aplicações de IA e conceção de sistemas de IA – e 3 níveis de progressão - Compreender, Aplicar e Criar.

Adota uma conceção inclusiva e sustentável de IA, destacando a compreensão de como o treino de IA contribui para o aumento de emissões e a investigação e a avaliação crítica de soluções de IA para mitigar os seus impactos climáticos.

Apresenta problemas reais que podem ser ponto de partida para a reflexão e ação dos alunos:

  • “As sociedades humanas devem mobilizar todos os recursos para treinar ilimitadamente modelos de IA? Ou será que a formação de modelos de IA gerou impactos irreversíveis nas alterações climáticas”?
  • “A IA tem um impacto ambiental negativo ou atenua as alterações climáticas”?
  • Qual é o impacto da IA nos direitos humanos e justiça social?
  • E na comunidade local?

Define ainda os valores, conhecimentos, métodos pedagógicos e orientações para integração curricular e avaliação de competências de IA.

O Quadro de Competências para Professores

Organiza as suas competências em IA em 5 dimensões - Mentalidade centrada no ser humano, ética da IA, fundamentos e aplicações da IA, pedagogia e IA para a aprendizagem profissional – com 3 níveis de progressão - Adquirir, Aprofundar e Criar [6].

Fornece estratégias para os professores desenvolverem conhecimentos e aplicarem IA eticamente no ensino (workshops, discussões em grupo e atividades colaborativas) e é uma ferramenta para orientar quadros nacionais de competências e avaliação e programas de formação de IA no ensino.

Recomenda uma seleção criteriosa de ferramentas de IA no ensino:

  • não devem causar danos ao ambiente;
  • devem ser seguras e inclusivas, valorizando a privacidade e as culturas e línguas locais;
  • devem contribuir para a sensibilização dos alunos para a segurança, inclusão, alterações climáticas e sustentabilidade.

4. Reflexão em contexto de biblioteca escolar

  • As bibliotecas escolares incorporam a transição ecológica na educação e formação digital e de IA?

  • Conhecem as emissões de GEE das ferramentas digitais e da IA que utilizam?

  • Selecionam equipamentos e ferramentas digitais com base em critérios sustentáveis, inclusivos e ecológicos?

  • De que forma envolvem e capacitam os alunos, tornando-os agentes de transformação digital e de IA?

  • Que medidas adotam para diminuir a sua pegada ambiental?

  • Qual é o seu compromisso e papel efetivo, local e global, para o futuro da humanidade e do Planeta?

Referências

  1. (2024). Digital Learning Week: The second edition of Digital Learning Week will take place on 2-5 September 2024 at UNESCO Headquarters in Paris. https://www.unesco.org/en/weeks/digital-learning
  2. (2024). Digital Learning Week 2024 [Concept Note]. https://www.unesco.org/sites/default/files/medias/fichiers/2024/04/digital-learning-week-2024-concept-note.pdf
  3. Green Digital Action. https://www.itu.int/initiatives/green-digital-action/
  4. (2024). What you need to know about UNESCO's new AI competency frameworks for students and teachers. https://www.unesco.org/en/articles/what-you-need-know-about-unescos-new-ai-competency-frameworks-students-and-teachers
  5. (2024). AI competency framework for students. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000391105
  6. (2024). AI competency framework for teachers. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000391104
  7. 📷Imagem criada em https://www.canva.com/

 

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