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Blogue RBE

Qui | 30.11.23

UN: COP28 e o papel das bibliotecas

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1. COP28

A 28.ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) reúne anualmente os países (Partes) que assinaram o acordo de Paris de 2015, celebrado na COP21 e que limita o aumento da temperatura global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais até 2100.

Organizada pelos Emirados Árabes Unidos, realiza-se de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, no Dubai e visa avaliar as medidas adotadas e determinar as responsabilidades e a ambição.

Destaca a reflexão sobre os progressos no âmbito de 4 temas: tecnologia e inovação, inclusão, comunidades da linha da frente e finanças.

Para envolvimento e apresentação da COP28 junto dos jovens destacam-se os vídeos Changes Start here [1] e Bringing the world together [2].

2. Acelerar a transição energética justa

No âmbito da mudança climática, um dos tópicos fundamentais é a transição justa e inclusiva em direção à descarbonização, “criando oportunidades de trabalho digno e não deixando ninguém para trás” (OIT - International Labour Organization/ Organização Internacional do Trabalho) [3].

Abordar mudanças climáticas numa perspetiva de transição justa tem, segundo a UNDP (United Nations Development Programme/ Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), benefícios, tais como:

  • Conquistar “apoio público para uma maior ambição climática” que permita abandonar combustíveis fósseis e formas de produção e consumo poluentes;

  • Apoiar “uma revolução de empregos verdes” que crie novos empregos e “garanta salários dignos, proteções adequadas de segurança no local de trabalho e benefícios de saúde”;

  • “Impulsionar soluções locais”, adaptadas a cada contexto e baseadas em processos consultivos.  

A transição justa permite o progresso no âmbito de outros setores, designadamente “energia limpa e acessível, trabalho digno e crescimento económico, redução das desigualdades e produção e consumo responsáveis” - ODS 7, 8, 10 e 12, respetivamente – e é da responsabilidade de todos os níveis de governação, das empresas, de organizações de trabalhadores e de cidadãos.

3. Educação Ecológica

A comunidade internacional reconhece a importância crescente da educação para acelerar o progresso em todos os setores.

A TES (Transforming Education Summit/ Cimeira Transformar a Educação) estabeleceu como uma das prioridades temáticas a Educação Ecológica e lançou a Parceria para uma Educação Ecológica (Greening Education Partnership) [4], para acelerar a educação para a mudança climática.

A Parceria é liderada pela UNESCO e cobre 4 áreas de ação/ pilares:

“Tornar as escolas mais verdes;

Tornar os currículos mais ecológicos;

Tornar mais verde a formação de professores e as competências do sistema educativo;

Tornar mais verdes as comunidades” [5].

Através da Parceria visa-se promover competências, valores e atitudes compatíveis com a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), adotar formas de governação inclusiva e participativa e adaptar instalações, estabelecer alianças e certificação baseadas nos princípios de sustentabilidade.

Na COP28 a UNESCO coorganiza o primeiro Centro de Educação Ecológica que inclui inúmeras atividades educativas de mobilização, partilha de boas práticas e oportunidades de ação futura nas 4 áreas, lideradas por jovens.

A UNESCO tem vindo a organizar conversas globais (webinars) que reforçam a importância da educação para a ação climática, contribuem para o ACE (Action for Climate Empowerment/ Ação para o Empoderamento Climático) aprovado na COP27 e preparam os jovens para participação na COP28 [5].

4. IFLA: as bibliotecas na COP28

Para destacar o papel das bibliotecas, a IFLA apresentou contributos que foram integrados no resumo do Relatório de Atividades da Action for Climate Empowerment da COP28:

“A IFLA esclarece a posição única das bibliotecas como espaços comunitários públicos para a aprendizagem ao longo da vida, que podem alcançar pessoas de todos os grupos demográficos, defender o acesso à informação e permitir a participação pública nas políticas e ações climáticas. Desde janeiro de 2022, a Federação aumentou a comunicação com os seus membros e rede de profissionais de bibliotecas em todo o mundo para aumentar a sensibilização para o ACE, incentivar uma maior ação e defesa em relação ao ACE e amplificar a ação das partes interessadas das bibliotecas a todos os níveis para implementar o ACE” [6].

Neste documento a IFLA apela à colaboração das bibliotecas de todos os países para lhe fazerem chegar evidências sobre comunicação e educação climática.

5. Questões éticas da COP28

A COP28 está a ser alvo de protestos e divisões por ocorrer num Estado que é um dos principais produtores de petróleo do mundo e por o líder das negociações, o sultão Ahmed al-Jaber, ser o presidente-executivo da Companhia Nacional de Petróleo estatal dos Emirados Árabes Unidos [7].

O petróleo, tal como o gás e o carvão, é uma das principais causas da crise climática porque é um combustível fóssil que, quando queimado para gerar energia, liberta gases de efeitos de estufa e CO2 que aquecem o planeta. 

O país anfitrião e a ONU emitiram um comunicado assegurando que na COP28 haverá um “espaço disponível para os ativistas climáticos se reunirem pacificamente e fazerem ouvir as suas vozes”, designadamente daqueles que mais são alvo do problema e dos jovens.

Referências

  1. (2023). Waiting on the World to Change. Playing For Change. https://www.youtube.com/watch?v=yTU2J2xnkbg 
  2. (2023). COP28: Bringing the world together. United Arab Emirates. https://youtu.be/tSek0dk-uh4
  3. (2022). O que é apenas transição? E por que isto é importante? United Nations Development Programme. https://climatepromise.undp.org/news-and-stories/what-just-transition-and-why-it-important
  4. (2023). Parceria para uma educação mais ecológica. United Nations. https://www.un.org/en/transforming-education-summit/transform-the-world
  5. (2023). Educação sobre alterações climáticas para a transformação social: abordagem de toda a instituição para tornar todas as escolas mais ecológicas. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. https://www.unesco.org/en/education-sustainable-development/cop28-cce-webinars
  6. (2023). IFLA e bibliotecas apresentadas no relatório de atividades da COP28 Action for Climate Empowerment. International Federation of Library Associations and Institutions. https://www.ifla.org/news/ifla-and-libraries-featured-in-cop28-action-for-climate-empowerment-activity-report/
  7. BBC News. (2023). Divisões profundas antes das negociações climáticas cruciais da ONU. https://www.bbc.com/news/science-environment-67271688
  8. 📷 (2023). COP28 UAE - United Nations Climate Change Conference. United Arab Emirates. https://www.cop28.com/

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