Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue RBE

Qua | 11.04.12

Uma "Sabedoria do Silêncio" em exposição na Torre do Tombo


























Imagem da exposição que vai abrir, a 13 de abril, na Torre do Tombo.


Na inauguração, pelas 18h30, decorre uma apresentação seguida de colóquio, por investigadores de Portugal e Espanha. 
É consensual que as ideias do Hermetismo da Antiguidade, recuperado no Renascimento junto com Platão, tiveram profunda influência na arte, na ciência e na filosofia do Iluminismo e indiretamente na modernidade. O século XVII conheceu um impulso de renovação profunda em todas as áreas da sociedade que foi sintetizado nos Manifestos Rosacruzes, de autoria de sábios e eruditos europeus, conhecidos que inspiraram diversos movimentos até à atualidade. 
A exposição, patente na Torre do Tombo até final de Agosto, pretende apresentar uma síntese de textos, imagens e documentos capazes de proporcionar a quem se aproxima deste tema pela primeira vez, a descoberta de uma grande riqueza filosófica e simbólica. Por outro lado, a exposição pretende proporcionar elementos suficientes para quem quiser investigar mais profundamente esta corrente de pensamento que une liberdade e responsabilidade, na busca do objetivo e fim último do Homem.
O evento, organizado pela Fundação Rosacruz, em colaboração com a Direção Geral de Arquivos no âmbito de um protocolo de colaboração científica com a Universidade Lusófona, pretende ser acessível sem perder o rigor e a qualidade.


Horário 
2ª a 6ª - 10h00 às 19h30  
sáb. - 9h30 às 12h30
Entrada livre


Marcação de visitas orientadas
servico.educativo@dgarq.gov.pt
Tel.: 217 811 500 – Fax 217 937 230
grec@dgarq.gov.pt 
www.dgarq.gov.pt

_____________________________________________________________________________________________________________________

1 comentário

Comentar publicação