Uma Medalha partilhada: parabéns, “Leituras e Companhia”!
por Luís Arezes, Professor bibliotecário do AE de Ponte da Barca
A mais de 300 metros de profundidade, na Sala das Estrelas da Central Hidroelétrica do Alto Lindoso, a noite de 24 de outubro encheu-nos de luz, com a entrega ao professor Renato Ferreira da Medalha de Mérito Municipal Cultural de Ponte da Barca.
Foi um momento solene de reconhecimento público ao mais alto nível da excelência de uma vida de entrega à educação e à causa da escola pública. E foi, sobretudo, um aplauso unânime ao brilhante trabalho que tem desenvolvido, no contexto da Biblioteca Escolar, com a produção do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia”.
É por tudo isto – e muito mais… – que nos atrevemos a afirmar que foi da melhor forma que celebrámos o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e o Dia da Biblioteca Escolar, assinalado no dia 28 de outubro: foi na sessão solene do Dia do Município de Ponte da Barca, foi em comunidade e entre centenas de Barquenses, foi a dar vida ao mote para este ano – “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!”.
Ao longo de duas décadas ao serviço no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, o homenageado sempre tem manifestado uma rara sensibilidade humanista, expressa na proximidade sábia e inspiradora, e uma postura proativa na dinamização de projetos com forte impacto na formação de crianças, adolescentes e jovens e na vivência social e cultural da comunidade.
Entre as iniciativas de que Renato Ferreira é o mentor e responsável, primeiro na qualidade de professor bibliotecário e, depois, como membro da equipa docente da biblioteca escolar, sobressai o “Leituras e Companhia”, emitido na “Barca FM” (99.6 e em linha), aos sábados, entre as 12 e as 13 horas.
Trata-se de um trabalho extraordinário, iniciado em novembro de 2012 e que, desde então, nunca conheceu interrupções, nem nas pausas letivas, nem no tempo de férias, nem sequer durante os confinamentos. Até ao momento, já foram produzidas 598 emissões, com generalizado aplauso local, nacional e até internacional, nomeadamente do Ministro da Educação, por ocasião da emissão 500, e do Congresso do Ano Iberoamericano das Bibliotecas (2021).
Em causa, o sólido e consistente trabalho desenvolvido pelo galardoado junto de centenas e centenas de crianças, adolescentes e jovens do Agrupamento de Escolas, no âmbito da promoção das literacias da leitura, da informação, dos “media” e digital, num exercício permanente dos domínios da escrita e da oralidade, em que a competência da comunicação e o respeito pelos direitos autorais estão omnipresentes.
“Leituras e Companhia” coloca no ar o desígnio de aprofundar a autonomia e a autoestima, o pluralismo democrático, o exercício da cidadania, de consolidar parcerias, construir pontes/ laços entre a Escola e as comunidades local e global, de fazer informação, gerar conhecimento, criar cultura, formando pessoas capazes de ler o mundo e de projetar a vida, porque habilitadas para encarar, com responsabilidade e espírito crítico, os desafios do século XXI.
É assim que, dia a dia, semana a semana, ao longo dos últimos 12 anos, a Biblioteca acontece, numa aposta prioritária na formação dos mais novos, ousando valorizar uma cultura de trabalho colaborativo, alimentar sonhos em equipa, fomentar um ambiente educativo construtor de cidadãos, fortalecer comunidades promotoras de laços de solidariedade e de vivência humanista. Sempre “a ligar comunidades!” Cada vez mais cultas, “mais sábias, coesas e interligadas”...
A medalha e o mérito são do professor Renato. Mas a alegria e o compromisso são de todos nós: da equipa da BE, dos participantes no “Leituras e Companhia”, do Agrupamento de Escolas, da RBE, da escola pública. Do presente e do futuro!
Luís Arezes
Professor bibliotecário
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca