Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 04.08.22

Um, dois, três... Uma história por mês

2022-01-28.png

Um, dois, três... uma história por mês é o nome do projeto que a biblioteca escolar Dr. Marques Crespo, do Agrupamento de Escolas de Estremoz, está a desenvolver com 12 alunos dos 2º, 3º e 4º anos, todas as quartas-feiras, das 9.15h às 10.45h, no âmbito do projeto (Re)ler com a Biblioteca Escolar, financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares, e que se integra igualmente no projeto mais amplo aler+ 2027.

Com esta atividade, pensada no âmbito do Plano de recuperação de Aprendizagens (Escola + 21/23), a biblioteca pretende que os alunos consolidem conteúdos curriculares e desenvolvam o gosto pela leitura e escrita.

Em outubro, os alunos trabalharam o livro "O livro laranja do outono" de Sophie Coucharrière, Hervé Le Goff.

Com este livro, os alunos tiveram oportunidade de falar sobre esta estação do ano, recordar os meses do ano, elaborar o alfabeto de outono, imaginar quadras e pesquisar provérbios de outono.

Em novembro, foi a vez de o mediador cultural, Miguel Horta, desenvolver com os alunos uma sessão de promoção da leitura muito apreciada por todos. Ao longo do mês, ainda houve tempo para exploração do livro "Uma bolota prodigiosa" de Ana Ventura.

Durante as sessões, os alunos leram em voz alta, “brincaram” com as sílabas e as letras da palavra bolota, descobrindo novas palavras. Com elas, construíram pequenos textos que no final apresentaram às turmas.

Em dezembro, devido aos feriados, só houve uma sessão. Aí, os alunos fizeram uma avaliação muito positiva, frisando que: “As atividades são fixes”, “É bom ler”, “Foi muito divertido trabalhar com o Miguel”, “Ele tem livros muito giros”, "Gostei de inventar histórias”, “Queremos vir mais vezes para a biblioteca”…

O segundo período iniciou-se com um poema de Eugénio de Andrade “O inverno”. Os alunos leram o poema, gravaram podcasts e desenharam o Senhor inverno, acompanhado de uma chuva de palavras sobre o inverno.

Todos os trabalhos podem ser vistos em:

A LER + | BEsAEEstremoz

A professora Bibliotecária

Isabel Moreira

 

Republica-se o artigo de 28.01.2021

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0