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Sex | 24.02.23

Trilhos para Saber+

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No Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, em Santarém, foram previstas várias ações no Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), que, apoiadas pela Biblioteca Escolar, foram integradas na Disciplina de Projeto, lecionada em horas de Oferta Complementar nos 4º, 5º e 7º anos de escolaridade.

Perante a construção de uma sociedade digital e o emergente Plano de Ação para a Transição Digital é imprescindível que a biblioteca adeque a sua ação e contribua para o desenvolvimento digital da escola. Nesta perspetiva, a biblioteca tem de olhar de frente para esta realidade e adequar os seus produtos aos seus atuais ou futuros. Como é referido no Quadro Estratégico 2021-2027 da Rede de Bibliotecas Escolares, pretende-se que as bibliotecas escolares “respondam de forma eficaz e inovadora aos desafios colocados à educação e à escola” (2021, p. 27).

Assim sendo, a biblioteca apresentou, no Conselho Pedagógico, uma proposta de ação para promoção da competência digital dos alunos, no âmbito PADDE: “Atribuição de tempo curricular para a construção de um trabalho de investigação, a partir de um modelo de pesquisa”.

O que tínhamos pensado fazer?

Criar a Disciplina de Projeto, na qual cada turma desenvolveria um projeto de investigação em que seguiria um modelo de pesquisa, onde os alunos aprenderiam os passos que devem dar para a realização de qualquer trabalho de pesquisa. Neste percurso, aprenderiam a selecionar fontes de informação adequadas a cada pergunta inicial, conheceriam as regras de utilização responsável da informação recolhida, assim como aprenderiam a construir sínteses. Por outro lado, promoveríamos a utilização dos meios digitais para a apresentação do trabalho final.

A biblioteca apoiaria todo este trabalho, construindo documentos informativos sobre o modelo de pesquisa e guiões de literacia de informação para que se atingissem os objetivos a que nos propúnhamos:

- Utilizar um modelo de pesquisa.

- Identificar normas adequadas de comportamento ao utilizar tecnologias digitais e ao interagir em ambientes digitais.

- Avaliar criticamente a credibilidade e confiança das fontes de dados, informação e conteúdo em ambientes digitais.

O que já fizemos?

Com a aprovação em Conselho Pedagógico da criação da Disciplina de Projeto para os alunos dos 4º, 5º e 7ºanos, já houve um primeiro ano de experiência em 2021-2022.

A biblioteca criou documentos de apoio (“Como fazer um trabalho de pesquisa”, “Como pesquisar na Internet”, “Como avaliar uma página Web”, “Como fazer citações de autor”, “Como fazer referências bibliográficas”, “Como fazer citações de páginas Web”) e partilhou-os com os docentes da Disciplina de Projeto, assim como na página Web da biblioteca.

Os professores da Disciplina de Projeto reuniram regularmente para partilha de experiências e de dificuldades, assim como para definição de novas estratégias.

Foram construídos portefólios digitais (ex.: portefólio de uma turma do 4ºano) onde se registaram as várias aulas (informação disponibilizada e trabalho realizado) e fez-se uma exposição (ex.: escola de 1ºciclo) com as obras criadas em 2D/3D.

O que (ainda) não conseguimos fazer?

Apesar da experiência se ter revelado positiva e este ano ter havido continuidade (ex.: portefólio de uma turma do 4ºano), é importante que as estratégias desenvolvidas na Disciplina de Projeto sejam adotadas por todos os docentes e alunos.

No final deste ano letivo, faremos, num espaço público, uma exposição com todas as obras plásticas resultantes do trabalho de investigação de cada turma, que teve como tema aglutinador “O Património da localidade”.

Risoleta Montez
Professora Bibliotecária
AE Alexandre Herculano, Santarém

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Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0

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