Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 14.05.21

Transição Digital Nas Escolas: Desafio Ou Realidade?

2021-05-14.jpg

O webinar "Transição Digital Nas Escolas: Desafio Ou Realidade?" surge de uma parceria entre Faro2027, a Biblioteca Municipal de Faro e a Rede de Bibliotecas Escolares, enquadrado no projeto MI.MOMO.FARO (https://mimomofaro.pt/), e vai decorrer online, no dia 17 de maio, pelas 17 horas. Destina-se a todos os professores, sendo, particularmente, aconselhado a professores bibliotecários.

A atual transformação digital coloca-nos perante contextos que são tremendamente complexos e desafiantes. O avanço do digital impacta todas as componentes da nossa vida, do social ao económico, da cultura à ecologia e a velocidades como nenhuma outra transformação marcou as nossas vidas.

A educação é um dos pilares centrais no desenvolvimento das sociedades, mas para que tal aconteça é fulcral que esta tenha a capacidade de se adaptar a estes desafios e facilite os contextos necessários para que os alunos desenvolvam as competências necessárias para usufruírem de todas as oportunidades criadas.

Este workshop centrar-se-á na apresentação de abordagens pedagógicas que possam ser facilitadores do desenvolvimento de ecossistemas de aprendizagem que se coadunem com os atuais desafios que nos são colocados. Serão também apresentados alguns projetos que servem como exemplo do desenvolvimento destes mesmos ecossistemas.

 

Conteúdos:

Educação no contexto da Transformação Digital (TD)

  • Enquadramento TD
  • Da Transformação Digital para a Transformação Digital Inteligente
  • Impactos da TD
  • Competências base
  • Desafios da Educação no âmbito da DT

Abordagens pedagógicas no contexto da TD

  • PBL - Project Based Learning
  • IBL - Inquiry Based Learning
  • ABJ - Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Gamificação

Apresentação de caso prático

  • MIMOMOFARO: O cruzamento do Património Cultural Digital com a Aprendizagem Baseada em Jogos

Inscrições

O seminário poderá se acompanhado aqui.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0