Transformar a educação: Estratégia de acompanhamento da cimeira
1. Resultados
Da Cimeira Transformar a Educação/ Transforming Education Summit (TES) das Nações Unidas (Nova Iorque, 17, 18, 19 de setembro de 2022) decorreram 5 resultados:
a) Declaração de visão do SGNU para transformar a educação (UN Secretary-General’s Vision Statement on Transforming Education) [2];
b) Declarações de visão e de compromisso nacionais (national statements of commitment) para transformar a educação [3];
c) Lançamento de 5 iniciativas globais que mobilizem a cooperação internacional e permitam escalar os resultados da Cimeira;
d) Apelo à Ação para Transformar o Financiamento na Educação;
e) Movimento global para transformar a educação inclusivo, no qual se destaca o papel dos jovens, que põem prática a Declaração da Juventude para Transformar a Educação definida por eles, bem como a participação de professores, sociedade civil e de outros parceiros de dentro e de fora da comunidade educativa.
2. Estratégia de Acompanhamento da Cimeira Transformar a Educação
Entra-se em 2023 numa nova etapa, a Estratégia de Acompanhamento da TES (TES Follow-up Strategy) [4] presidida pelo Comité Diretor de Alto Nível do ODS 4 (SDG 4 High Level Steering Committee) [1], do qual Portugal faz parte e que é coordenado pela UNESCO. O HLSC é responsável pelo acompanhamento da TES e é o órgão máximo para a cooperação e monitorização educacional global do ODS 4, incluindo a contribuição para a dimensão educativa da Cimeira do Futuro.
Esta etapa visa a implementação dos resultados da TES e organiza-se em 5 Pilares de Acompanhamento (Follow-up Pillars)
Pilar 1. Dos compromissos às ações ao nível dos países – Consiste em traduzir as declarações nacionais em ações concretas.
Pilar 2. Educação como Componente Chave da Cimeira do Futuro – A educação deve ter lugar de destaque nos eventos das Nações Unidas:
- Cimeira dos ODS/ SDG Summit, (Nova Iorque, 18 a 19 de setembro de 2023) - Assinala metade do tempo decorrido da Agenda 2030 (2015-2030);
- Cimeira do Futuro/ Summit of the Future – Tema, Soluções multilaterais para um melhor amanhã (setembro de 2024) da qual resultará um Pacto para o Futuro.
Pilar 3. Movimento Global para Transformar a Educação, não criando novas iniciativas que exigiriam mais recursos, mas incorporando este movimento nas ações previstas e em curso. Neste movimento os jovens têm “papel central” (ONU).
Pilar 4. Transformar o financiamento da educação - Apela aos países para aumentarem o financiamento na educação, especialmente em situações de emergência
Pilar 5. Iniciativas Globais TES
3. Como passar dos compromissos às ações?
Incrementando o trabalho em rede entre escolas, com partilha de boas práticas, visa-se, a partir da escola e da comunidade, aprofundar ações no âmbito das Iniciativas Globais (Pilar 5), “maiores prioridades temáticas” (major thematic priorities) resultantes da TES:
- Comprometer-se a transformar a educação para que todas as crianças do mundo possam ter acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva e à aprendizagem ao longo da vida;
- Parceria para uma Educação Verde – transformar a educação para responder à crise climática e ambiental global;
- Garantir e melhorar a qualidade da aprendizagem digital para todos – tornar o ensino e a aprendizagem digitais mais acessível a todos;
- Igualdade de género e empoderamento de raparigas e mulheres em/ através da educação.
4. O papel da Rede de Bibliotecas Escolares
No âmbito do seu Quadro Estratégico 2021-2027 - Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro, a Rede de Bibliotecas Escolares tem vindo a acompanhar o processo preparatório do movimento global Transformar a Educação, desenvolvendo internamente ações e publicando artigos de sensibilização/ reflexão no âmbito do Relatório da Comissão Internacional da UNESCO, Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação (10 de novembro de 2021).
Exemplos de artigos publicados:
- UNESCO: Conhecimento como herança da humanidade
- UNESCO: Currículo para a transição sustentável
- Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação
- UNESCO: O currículo deve trabalhar o ser humano completo
Contribuindo, em alinhamento com a ONU/UNESCO, para crescimento de um movimento nacional de crianças e jovens para reimaginar a escola - apoiado pelas bibliotecas escolares e seus responsáveis - através da iniciativa Transformar a Educação: Dá voz às tuas ideias!, no ano letivo 2022 /2023 e para pôr em prática as suas ideias, Transformar a Educação: das Ideias às Ações!, no ano letivo 2023/ 2024.
Referências
- (2023). SDG 4 – Education 2030 High Level Steering Committee. https://www.unesco.org/sdg4education2030/en/high-level-steering-committee
- Global Education Cooperation Mechanism. (2022). Transforming Education: An urgent political imperative for our collective future. https://transformingeducationsummit.sdg4education2030.org/SGStatementSep22
- Global Education Cooperation Mechanism. (2022). Declaração de Compromisso Nacional de Portugal. UNESCO. https://transformingeducationsummit.sdg4education2030.org/PortugalNationalStatement
- Global Education Cooperation Mechanism. (2022). From commitment to action: A guidance note for translating national commitments into action in follow-up to the Transforming Education Summit. UNESCO. https://transformingeducationsummit.sdg4education2030.org/system/files/2023-01/TES%20follow-up%20guidance%20note%20-%20ENG.pdf