Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 11.11.22

Transformar a educação – dar voz às ideias

2022-11-11 PQ.png

As paredes de uma escola servem para dar conforto, segurança e proteção do frio e do calor, da chuva e do sol, possibilitar a organização de grupos, as condições para o desenvolvimento de atividades, …, garantir o trabalho do dia a dia de milhares de crianças e jovens em constante crescimento.

Mas uma escola é muito mais do que as suas paredes, muito mais do que os seus espaços. É um sem fim de conexões, de partilhas, de interações, um infinito mundo de ideias, de socialização diária, de crescimento em cidadania ativa. Um lugar fantástico de aprendizagens, de criatividade e inovação, um grande projeto de formação!

No centro deste projeto está cada criança, cada aluno. À sua volta, gira uma família que anseia o melhor para cada um. À sua volta, giram programas e projetos dinamizados por professores que dedicam parte da sua vida a uma missão, esta de formar pessoas, de as fazer crescer harmoniosamente, de as incentivar, de as ensinar, de promover efetivas aprendizagens, de as integrar, incluir, capacitar. À sua volta, gira um sem fim de relações sociais, grupos de amigos, grupos desportivos, colegas de turma, … À sua volta, gira o mundo, a um clique, de acesso livre e fácil.

É este o centro do debate, no qual queremos envolver os pais/ encarregados de educação:

Estaremos todos a projetar um caminho, garantindo a cada aluno, a cada criança, um percurso sólido, que desenvolva, em cada um, as capacidades e as competências necessárias para fazer escolhas na vida? Que tenham iniciativa, que saibam dizer «não» quando assim tem de ser? Que tornem a sua vida num processo de constante aprendizagem?

No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, desenvolvemos diversas sessões dando Voz aos Alunos.  

Aproveitando ainda o facto de, no 75.º aniversário das Nações Unidas, o Secretário-Geral António Guterres ter convocado uma Cimeira da Educação Transformadora (Transforming Education Summit – TES), de imediato aderimos à iniciativa, da Rede de Bibliotecas Escolares, Transformar a Educação: Dá a voz às tuas ideias, com a atividade Reimaginar a Escola.

Desde os mais pequeninos aos finalistas, ajustada a cada faixa etária, a participação de todos tem surtido efeitos. Efeitos individuais, levando ao desenvolvimento de competências de cidadania e participação, percebendo que há espaços próprios para defender cada causa; efeitos coletivos, de abertura ao debate, percebendo diferentes olhares, pontos de vista, defendendo-os com convincente argumentação. Foi já ensaiada a Voz aos Professores, aos Assistentes Operacionais, atividade a repetir, a consolidar.

Precisamos agora da Voz dos Pais/Encarregados de Educação, com esta intencionalidade, esta vontade de cruzar diferentes olhares, diferentes formas de encarar a escola e contribuir para bem construir (desconstruindo por vezes) este lugar cada vez mais heterogéneo, cada vez mais rico na diferença.

Assim, estão convidados todos os Representantes dos Pais/ Encarregados de Educação das Turmas/ Grupos do Agrupamento de escolas André Soares para as sessões a realizar no auditório Braga Simões, esta semana. No dia sete para os representantes dos alunos dos segundo e terceiro ciclos e no dia nove para os do primeiro ciclo e pré-escolar.

Se todos queremos o melhor para os nossos filhos, para os nossos alunos, não há razão nenhuma, absolutamente nenhuma, para adiarmos este debate de boas ideias.

Ideias para bem construir uma escola! Para construir uma boa escola!

Maria da Graça Moura
Diretora do AE André Soares, Braga

 

Nota: Este artigo foi publicado originalmente no Correio do Minho, 07.11.2022 e republicado com a devida autorização da autora.