Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 03.07.23

Transformar a Educação: Dá voz às tuas ideias!

2023-06-30.png

Decorreu na passada sexta-feira, 30 de junho, no espaço lindíssimo e acolhedor do Teatro Thalia, em Lisboa, o esperado encontro entre o Sr. Ministro da Educação e os alunos selecionados pela RBE de entre os cerca de 17000 participantes nesta iniciativa a nível nacional.

A sessão foi organizada conjuntamente pelo Gabinete do Sr. Ministro da Educação, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral da Educação, contando também com alunos representantes da Rede de Escolas TES, as escolas que têm estado diretamente envolvidas na participação portuguesa na TES (Transforming Education Summit).

Todo o encontro foi conduzido por dois alunos, João Martins do AE de Ponte de Sor, e Mariana Antunes, do AE de Moimenta da Beira, tendo-se iniciado por algumas palavras do Sr. Ministro João Costa que apresentou os vários momentos do movimento A Voz dos Alunos, salientando a importância de os ouvir para a tomada de decisão de política educativa.

Em seguida, Martha Ferede da UNESCO interveio remotamente para contextualizar a TES e convidar os jovens presentes a passarem das ideias à ação, dando a conhecer a Global Youth Initiative e a SDG4 Youth & Student Network, à qual vários dos jovens presentes já se candidataram.

Num primeiro momento de partilha, dez alunos foram convidados a contar a forma como a sua voz se tem feito ouvir nos seus agrupamentos de escolas, na consulta Nacional e nas representações portuguesas na pré-cimeira de Paris e na cimeira de Nova Yorque e a selecionar uma frase que sintetize as principais ideias apresentadas.

Seguiu-se então um momento de interação em que, com muita convicção e clareza os alunos expuseram propostas e questões, prontamente anotadas e respondidas pelo Sr. Ministro.

Com muito ainda por dizer, rapidamente chegou o fim do encontro, com breves palavras transmitidas pela Subdiretora-Geral da Educação, Eulália Alexandre, que anunciou a integração de alunos em próximas reuniões de dirigentes da DGE, e pela Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, que desafiou os alunos a constituírem-se como líderes na suas escolas para desenharem ações de concretização das ideias avançadas ao longo deste ano de reflexão; referiu igualmente que no futuro, em cada ano, a RBE irá convidar alunos para participarem na avaliação do seu plano de ação e na definição de ações a desenvolver pelas bibliotecas escolares no ano seguinte.

Finalmente, teve lugar um pequeno lanche, durante o qual os alunos tiveram oportunidade para continuarem a conversar com o Sr. Ministro, transmitindo as suas ideias e ouvindo-o atentamente.

No final, os adultos presentes – diretores de escolas, professores, pais e professores – manifestaram-se unanimemente entusiasmados pela forma como estes alunos demonstraram a sua preocupação com o destino da educação e se disponibilizaram para arregaçar as mangas e deitar mãos à obra. Foi um momento marcado pela certeza de que o futuro estará sem dúvida bem entregue!

_____________________________________________________________________________________________________________________