Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 17.04.23

Trabalho colaborativo em Monforte: biblioteca escolar e biblioteca municipal

2023-06-12 pq.png

"As bibliotecas públicas devem ser locais de acesso livre de conhecimento a todos os seus utilizadores e potenciais utilizadores, independentemente da raça, sexo, idade, religião, ou condição social. Há unanimidade quando se defende que as bibliotecas municipais, à semelhança das bibliotecas escolares, também devem estimular o prazer e o gosto pela leitura, o espírito crítico, proporcionando o acesso à informação e às tecnologias da informação e comunicação.” O manifesto sobre as bibliotecas públicas refere que o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas públicas deve ser feito em cooperação, sendo o bibliotecário um intermediário imprescindível entre os utilizadores e os recursos.

A rede de bibliotecas municipais, criada em 1987, antes da rede de bibliotecas escolares (1997), acabou nessa altura, por tentar colmatar a falta de bibliotecas escolares. Os alunos utilizavam-nas para a realização de trabalhos e busca de informação. No entanto, em momento algum a biblioteca pública substitui a biblioteca escolar. A biblioteca pública tem um papel mais amplo, um público mais vasto, o seu objetivo é prestar serviços à população em geral. O papel dos bibliotecários é sobretudo rentabilizar recursos e fazer uma gestão equitativa e equilibrada do fundo documental. As suas funções são diversificadas e polivalentes. Os bibliotecários devem ser promotores da formação contínua para que haja uma constante atualização dos conhecimentos, participando ativamente em palestras e estabelecendo certas ligações apropriadas de cooperação.

A criação de empatias é fundamental, nomeadamente no que concerne à relação que se pode estabelecer entre as bibliotecas municipais e as bibliotecas escolares, promovendo atividades em conjunto, cooperando entre si também, através da troca de experiências e documentação, criando fortes elos de ligação.

É isso mesmo que acontece no caso de Monforte. Sendo um Município pequeno, com pouca população e fracos recursos financeiros, o estabelecimento de parcerias, mesmo que por vezes informais, entre a comunidade escolar, autarquia, biblioteca municipal e outras associações do concelho é imprescindível para que os resultados sejam profícuos.

A 28 de Outubro de 2022 foi celebrada a assinatura de um acordo de constituição da Rede Concelhia de Bibliotecas de Monforte, fato que veio reforçar os laços a partilha de conhecimentos e recursos. Dando mote para o trabalho em rede, que hoje em dia tanto ouvimos falar.

A aquisição conjunta do software de gestão documental e a agregação num único catálogo dos catálogos da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Municipal é um passo de gigante no desenvolvimento do nosso trabalho.

O fato do catálogo estar acessível através da internet possibilita-nos concretizar uma das principais funções das Bibliotecas, fornecer um serviço publico de qualidade.

Com um edifício reabilitado, renovação do fundo documental e apoio técnico especializado a Biblioteca Escolar do AVEM tem agora todas as ferramentas para crescer, assumindo-se como uma estrutura determinante no seio da comunidade educativa.

É muito mais fácil, quando podemos partilhar a vinda de um escritor, a promoção de atividades como a Semana da leitura (realização de um Flash Mob de leitura, envolvendo escola, universidade sénior, clube de leitura da biblioteca municipal), clubes de leitura, projetos como Dar vida aos livros no âmbito do qual a Biblioteca Municipal semanalmente visita a escola na hora do conto … Comemorações conjuntas como o Dia Internacional do Livro Infantil ou dia do autor português, são disso exemplo.

Podemos dizer que neste caso biblioteca escolar e biblioteca municipal caminham de mãos dadas, onde, felizmente, cada vez mais não se percebe onde termina o trabalho de uma e começa o trabalho da outra.

Vitória Medalhas

Bibliotecária Municipal

_____________________________________________________________________________________________________________________