Todos Juntos Podemos Ler
Uma das prioridades da Biblioteca Escolar é a promoção: da leitura, da curiosidade e do desejo de ler. Desenvolver nas crianças e jovens o gosto pelo livro e pela leitura. As atividades que a biblioteca promove devem ser bastante diversificadas porque os públicos são diversos e com experiências muito diferentes. Em primeiro lugar é necessário conhecer bem as crianças e jovens com quem trabalhamos, para ir ao encontro daqueles que ainda não foram cativados pelo livro ou que o deixaram para trás para dar prioridade a outras atividades mais apelativas. Atrair novos leitores ou resgatar os que já gostaram de ler, implica diversificar estratégias e atividades de acordo com o interesse do púbico alvo. Implica trabalhar a leitura de forma criativa, incentivar sua regularidade e mostrar o prazer que ela nos pode proporcionar.
A iniciativa “Todos Juntos Podemos Ler” é uma iniciativa que promove a prática da leitura. E da qual o Agrupamento nº2 de Elvas faz parte com a dinamização do projeto Ler, cantar, recriar, animar – Histórias plurais. Este projeto pretende criar melhores condições para o desenvolvimento das aprendizagens e integração de crianças, migrantes e com necessidades de apoio educativo e inclusão. Têm sido muitas e diversificadas as atividades desenvolvidas para fomentar: a prática da leitura, da escrita e da oralidade; a inclusão de alunos e a interculturalidade.
Foi no âmbito deste projeto, que no passado dia 7 de fevereiro, se realizou um Atelier de coro de leitura com a atriz Cristina Paiva, da Andante Associação Artística.
A Andante é uma companhia de teatro que se dedica exclusivamente à promoção da leitura. Esta atividade decorreu ao longo do dia e contou com três momentos. Uma parte em que se trabalharam estratégias e técnicas de abordagem à leitura coral, outra parte de construção de uma leitura em coro pelo grupo, e por último a apresentação do trabalho realizado aos familiares dos alunos envolvidos e outros elementos da comunidade escolar. Na atividade participaram alunos, professores, professoras bibliotecárias e pessoas ligadas à promoção da leitura em instituições culturais do concelho. Todos juntos lemos! E com uma grande profissional da representação sentimos a magia da leitura e da animação do texto. Com esta experiência testemunhamos que a poesia é música, é emoção, é jogo cerebral, é imagem, é brincadeira, é jogo físico e estabelece uma rápida relação com a memória, conforme é referido na página da Andante.
Foi, na verdade, uma experiência muito rica que nos proporcionou momentos de leitura, de aprendizagem, de alegria e boa disposição, e ainda, nos conseguiu cativar para uma outra forma de ler; a leitura em coro. É uma boa forma de todos juntos podermos ler!