Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 14.06.21

Todos com os ODS | Projeto de articulação multidisciplinar com a Biblioteca Escolar

2021-06-14.jpg

A Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, celebrou, na última semana de maio, o envolvimento, entre 2018 e 2021, de cerca de 120 alunos no projeto pedagógico «Todos com os ODS», desenvolvido no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU.

Uma ação estratégica que abarcou quatro turmas de 3.º CEB, ao longo de três anos, numa dinâmica que seguiu a metodologia de trabalho projeto multidisciplinar (Geografia, Ciências Naturais, Educação Visual, Teatro, História, Inglês, Português), com a colaboração da Biblioteca Escolar (BE) e teve como finalidade a divulgação na comunidade escolar e educativa dos 17 ODS. Foi, igualmente, significativo o envolvimento de vários mecenas, que apadrinharam um ou mais objetivos, em associação com o seu âmbito de atividade. 

Através de palestras, de oficinas e de jogo de papéis, os “padrinhos” sensibilizaram os alunos para temáticas dos seis Domínios do primeiro grupo da ENEC: Direitos Humanos, Interculturalidade, Igualdade de Género, Saúde, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Reforçaram-se, deste modo, laços com o tecido empresarial da região e do país e envolveram-se de forma profícua os alunos, contribuindo-se para as suas competências comunicativas e de aprendizagem ao longo da vida.

A Biblioteca Escolar teve um relevante papel na capacitação destes jovens, numa articulação estreita com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, mediante a dinamização de mais de meia centena de ações formativas no âmbito das literacias da informação e dos média e digital, em contexto de aprendizagem. Assim, foram promovidas competências que os jovens alunos mobilizaram na concretização dos produtos necessários para o projeto. Deste modo, a Biblioteca Escolar contribuiu ativamente para o enriquecimento dos contextos e das estratégias de ensino e de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento das literacias essenciais ao exercício de uma cidadania plena.

No dia 25 de maio de 2021, a Escola festejou o envolvimento dos alunos neste projeto de longa duração com a edificação de um mural, constituído por 24 cubos gigantes, patrocinados pelos mecenas, subordinado ao tema “Todos com os ODS”. Na biblioteca escolar, estiveram expostos jogos didáticos, marcadores, artesanato têxtil e vídeos concebidos pelos jovens envolvidos, produtos que  passarão a fazer parte do seu espólio. Adicionalmente, foi preparada e apresentada uma peça de teatro - “Vida de uma gaivota Maria”, sensibilizando para a importância da preservação do Oceano (ODS 14), representada pelos alunos da disciplina de Teatro.

Deste modo, acreditamos que esta dinâmica de projeto contribuiu para uma visão holística do conhecimento, tendo favorecido o desenvolvimento de todas as áreas de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como de literacias múltiplas, sendo que a Biblioteca Escolar assumiu um papel determinante na persecução destes objetivos.

Se a educação de qualidade é um direito humano fundamental e um investimento para o futuro, como nos é dado a ler na Estratégia Nacional de Educação para a cidadania, terminamos parafraseando a informação disponibilizada no portal da rede de bibliotecas escolares, aquando do lançamento do sítio em linha, Cidadania e Biblioteca Escolar – Pensar e Intervir : Olhando para o futuro, vemos na qualidade e continuidade das aprendizagens que todos possamos realizar o caminho que nos pode aproximar do cumprimento deste ideal (…)

Filomena Pedroso (professora bibliotecária), Margarida Gomes (professora de Geografia)

_____________________________________________________________________________________________________________________