Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 12.07.24

Teatro “O nosso tesouro”

2024-07-08.jpg

Este projeto, delineado com base na Educação Inclusiva e no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), foi dinamizado ao longo do ano letivo de 2023/2024 pelo Centro de Apoio às Aprendizagens (C.A.A.) da Escola Básica de Sobrado (Agrupamento de Escolas de Valongo), pela Biblioteca Escolar e por Musicoterapia (C.M.V.), integrado no tema do Agrupamento "Abril raízes de mudança."

Os cenários e todos os adereços foram produzidos pelos alunos no Clube das Artes e dos Ofícios, Clube da História e da Atualidade e C.A.A. Constituiu uma oportunidade para os alunos experienciarem técnicas variadas na área do desenho, da pintura, da costura em máquina e de bordado, muito importantes para adquirirem competências no âmbito das manualidades e da criatividade. Os atores e figurantes foram alunos, assistentes operacionais, psicólogos do S.P.O. e professores.

A Biblioteca Escolar desenvolveu um trabalho de apoio: orientação na seleção da obra, na adaptação e dramatização do texto, na recriação dos retratos de época, na seleção musical, na iconografia, na disponibilização de recursos e de espaços, na organização, nos contactos, na definição de calendarizações, divulgação e realização de materiais de apoio (planificações, gravação de vozes, vídeos de divulgação, desdobráveis. Todo este trabalho foi desenvolvido em estreita colaboração com todos os intervenientes, em especial com a docente de Educação Especial.

O texto foi gravado previamente com vozes diferentes (narrador e diferentes personagens). Foi dada uma especial atenção às características de cada aluno envolvido. Procurou-se que todos participassem, mas dando espaço a que se envolvessem naquilo de que mais gostavam e que mais os motivava. Em trabalho de pesquisa descobriram-se elementos iconográficos do antes e do depois da Revolução (as espingardas, o aerograma, o cravo vermelho…) assim como muito vocabulário específico (censura, denunciante, polícia política, guerra colonial, exílio…).

Procurou-se destacar a qualidade do texto. Desenvolveu-se a leitura reforçando-se um trabalho ao nível da fluência, da entoação e da expressividade. Descobriram-se músicas e cantores de intervenção. Ao mesmo tempo, eram abordados conteúdos das disciplinas de Português, História, Geografia, Cidadania...

A banda musical formada pelos alunos de Musicoterapia fez o acompanhamento ao vivo.

o tesouro.jpg

Na avaliação do projeto foram destacados, como excelentes, os seguintes aspetos: desempenho dos alunos do C.A.A. quer na banda quer na interpretação da personagem do agricultor; desenvolvimento de múltiplas competências; adereços realizados pelos alunos e docentes da equipa do C.A.A.; articulação entre todos, partilha de ideias e de soluções e o bom ambiente que o projeto proporcionou; potencial de inclusão que o projeto promoveu; a mensagem da obra “importância da liberdade e a associação entre liberdade e felicidade” foi transmitida de uma forma eficaz, o que foi visível na atenção e no envolvimento de todo o público; os pais/ee destacaram o gosto especial em virem à escola assistir ao desempenho dos seus educandos e testemunhar a sua felicidade.


Manuela Antunes/Helena Cerejo
Escola Básica de Sobrado
Agrupamento de Escolas de Valongo
Abril de 2024

 

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0