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Introdução

A Supervisão tem conquistado espaço em vários campos profissionais ainda que esteja longe de se afirmar como algo acolhido benéfica e construtivamente em alguns dos campos de trabalho com forte importância no desenvolvimento humano. É conhecida como uma função que apresenta uma faceta expressa em dilemas, tais como: necessária/desnecessária, abundância/carência, acarinhada/desprezada, próxima/longínqua e útil/inútil. Há um apelo constante à importância da Supervisão sendo frequentemente apontada a sua ineficiência ainda que exigida numa sucessão de documentos que se distribuem por diferentes áreas da vida em sociedade.

Aponta-se a ineficácia da supervisão como uma das principais causas do fracasso de projetos, de funções, de áreas de trabalho ou de simples atividades; em paralelo, parece existir um receio constante, mas tímido ou exuberante da supervisão. Clama-se pelo exercício da supervisão no desempenho de qualquer profissão e, em simultâneo, desgasta-se o seu significado pelo sentido invertido, e até perverso, que se lhe atribui. Esta tensão entre o desejo de supervisão e o receio em relação a essa prática radica numa outra tensão – aquela que existe entre supervisão como processo promotor de crescimento e melhoria, ou como processo de controlo. [...]

 

Ficha Técnica

Título: Supervisão: Modelos e processos

Coordenação: Maria Ivone Gaspar

Autores: Ana Carlos, Fernanda Lamy, Filipa Seabra, Lúcia Massano, Maria Ivone Gaspar, Paula Silva, Rui Eira, Sandra Galante, Susana Henriques

Coordenação de edição: Francisco Martins Imagem de capa: jma

Editor: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa

Data de edição: janeiro de 2019

Local: Rua Diogo Botelho,1327|4169-005|Porto | Portugal

ISBN: 978-989-54364-0-8

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