Supercharged by AI
Uma nova intervenção criativa sobre os efeitos da IA na nossa vida online.
Desde chatbots a deepfakes, os conteúdos gerados por IA estão a tornar-se cada vez mais comuns online. As novas ferramentas de IA tornam mais fácil, mais rápido e mais barato gerar texto, imagens, vídeos e muito mais. Por sua vez, os problemas que sempre existiram em linha - burlas, assédio, polarização e preconceitos - estão agora a ser “sobrealimentados” pela IA.
As ferramentas de IA estão a ser utilizadas para fabricar notícias, imitar a realidade e moldar as opiniões e os comportamentos do público de formas que podem ser quase impossíveis de detetar. Os modelos de IA, treinados com base em conjuntos de dados que refletem os preconceitos dos seus criadores, reforçam os estereótipos e têm consequências que ultrapassam a esfera digital. Como podemos manter-nos informados e conscientes sobre esta tecnologia em rápida evolução?
“Supercharged by AI” é uma nova intervenção criativa produzida pela Tactical Tech e pelo DensityDesign Lab no Politécnico de Milão, em colaboração com a Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA).
Esta exposição abordará o modo como a IA está a ter impacto nas formas como os meios de comunicação e a informação são produzidos, distribuídos e percebidos. É apresentada pela The Glass Room, um projeto premiado da Tactical Tech que promove a sensibilização através de explorações lúdicas e provocadoras da nossa relação com a tecnologia.
“Supercharged by AI” é uma exibição em larga escala e fácil de produzir que torna questões complexas relacionadas à IA mais tangíveis para os visitantes. A exposição é complementada pelo novo 'Essential Guide to AI' do Data Detox Kit , que fornece dicas práticas para reagir quando somos confrontados com essas questões nas nossas vidas diárias online.
As bibliotecas, como espaços comunitários confiáveis, desempenham um papel crucial na promoção da literacia informacional e mediática com este tipo de iniciativas e procuram capacitar as suas comunidades, garantindo que pessoas de todas as idades permaneçam informadas, conscientes e preparadas para participarem no cenário digital em rápida evolução em que vivemos hoje.
A partir de novembro de 2024, esta exposição sobre os impactos sociais da IA viajará por 50 bibliotecas na Europa. Todos os próximos eventos podem ser consultados em https://theglassroom.org/supercharged-by-ai/
As redes de bibliotecas que implementarão ativamente esta iniciativa em 10 países europeus incluem:
- Biblioteca Nacional e Universitária de Zagreb
- Associação de Bibliotecários da Estônia
- Associação de Bibliotecários e Cientistas da Informação Gregos (AGLIS)
- Biblioteca Nacional Tcheca
- Associazione Italiana Biblioteche
- Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)
- Biblioteca Paterna del Campo
- Associação Internacional de Bibliotecas Universitárias (IATUL) / Universidade de Sheffield
- Associação Nacional de Bibliotecários e Bibliotecas Públicas da Romênia (ANBPR)
- Associação Ucraniana de Bibliotecas (ULA) .
Em Portugal, a exposição estará, a partir do final de janeiro, nas seguintes escolas:
- Escola Secundária João de Deus, Faro
- Escola Secundária D. Sancho II, Elvas
- Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Paço de Arcos, Oeiras
- Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra
- Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo
Saiba mais no portal RBE.