Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 11.07.25

SOS Emoções: a Biblioteca Escolar como espaço de afetos e bem-estar

Blogue.jpg

Nas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé, o Projeto SOS Emoções tem vindo a transformar a forma como se aprende e se vive na escola. Esta iniciativa articula a promoção da leitura com o desenvolvimento da literacia emocional e de competências sociais, acompanhando as crianças desde os primeiros anos de vida e contribuindo para o seu bem-estar integral.

O projeto é fruto de um trabalho conjunto entre biblioteca escolar, docentes, psicólogos e famílias, com um foco claro: ajudar as crianças a reconhecer, compreender e gerir as suas emoções de forma positiva.

A crescente evidência científica nas áreas da saúde mental, neurociência e educação mostra que o bem-estar emocional é fundamental para o sucesso escolar. Reconhecendo que muitos alunos enfrentam dificuldades emocionais que afetam a aprendizagem, nasceu a vontade de agir, inicialmente no pré-escolar, alargando-se depois ao 1.º ciclo e envolvendo ativamente as bibliotecas escolares.

O projeto até deu origem a uma parceria europeia intitulada Europa + Emoções = Inclusão, com escolas da Bélgica, Espanha, Estónia, Roménia e Portugal. Desta colaboração surgiu o Kit Europeu, um conjunto de estratégias e recursos acessíveis online, muito úteis durante a pandemia e ainda hoje aplicados em contexto escolar.

Toda a dinâmica se desenvolve em torno de três eixos fundamentais:

  • Mediação: resolução pacífica de conflitos e promoção do diálogo.
  • Regulação emocional: estratégias para lidar com emoções difíceis como raiva ou tristeza.
  • Literacia emocional: desenvolvimento da empatia, autoconhecimento e expressão emocional.

Este projeto reafirma a biblioteca escolar como um espaço privilegiado de crescimento humano, onde se cultivam o respeito, o afeto e a inclusão.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0