Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 21.09.22

Sondagem sobre literacia e bibliotecas escolares

2022.09.21_P.png

Leitura 2 min | 

Apresentada em 29 línguas europeias, a School Education Gateway é uma plataforma online para professores, dirigentes escolares, investigadores, formadores de professores, decisores políticos e outros profissionais que trabalham na educação escolar – incluindo Educação e Cuidados na Primeira Infância e Educação e Formação Profissional.

Entre 01/09/2022 e 15/10/2022, esta plataforma promove uma sondagem sobre literacia e bibliotecas escolares, junto de todos os seus utilizadores; europeus, falantes das 29 línguas em que se apresenta.

A propósito deste inquérito, pode ler-se como fundamentação que muitas bibliotecas escolares desempenham um papel importante na promoção da literacia e no apoio a novas práticas pedagógicas, surgindo a sondagem como antecipação à Semana do Livro Europeu, cuja 1.ª edição terá lugar de 28 de novembro a 6 de dezembro do corrente ano.

Para clarificar o âmbito do inquérito, a plataforma esclarece os seguintes conceitos:

Bibliotecas Escolares

As bibliotecas escolares podem apoiar a aprendizagem autónoma, longe do ensino formal em sala de aula. Elas oferecem um caminho alternativo para o conhecimento e para desenvolver competências, fornecendo recursos de aprendizagem e um espaço para estudo. As bibliotecas escolares também podem ser um local onde os alunos podem acompanhar as aulas, ler por prazer e realizar pesquisas, às vezes com a ajuda de pessoal qualificado.

Literacia

Literacia é a capacidade de entender, expressar e interpretar conceitos tanto na forma oral quanto escrita. Implica a capacidade de comunicar e estabelecer uma ligação eficaz com os outros de forma adequada e criativa (Recomendação do Conselho sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida, 2018 ).

 

Como é que sua biblioteca escolar desenvolve competências de leitura e gosto pelos livros? Como mudou a sua ação para refletir as necessidades de professores e alunos? 

Os utilizadores da plataforma são convidados a partilhar suas opiniões nesta breve sondagem, até 15 de outubro de 2022. Os resultados serão publicados na plataforma School Education Gateway.

 

A Rede de Bibliotecas Escolares considera que será de toda a relevância que Portugal tenha uma representação significativa neste inquérito. Assim, sugere-se aos professores bibliotecários que respondam ao inquérito e que o partilhem dentro das suas comunidades, solicitando o seu preenchimento, designadamente, pelos docentes das escolas onde trabalham.

Juntos, vamos mostrar a força das bibliotecas escolares em Portugal!

_____________________________________________________________________________________________________________________