Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




blog_relay_mapv2.jpg

Fonte: http://listiac.org

O projeto LISTiac (Erasmus+) visa garantir a todos os alunos na Europa condições iguais para alcançar o sucesso educativo e bem-estar, através da integração de pedagogias multilingues. Este projeto, que começou em fevereiro de 2020 e terminará em fevereiro de 2022, tem como foco a formação e a educação continuada. Apoia os professores a serem mais linguisticamente sensíveis em contextos educativos com diversidade linguística variável e tem como fito o desenvolvimento de políticas baseadas em evidências empíricas.

O projeto conta com a participação de 7 países e 10 universidades, entre elas a Universidade do Algarve, cujos contributos passam por recolher, tratar e analisar dados sobre diversidade linguística em contextos educativos, através da realização de trabalhos de campo, de reflexão sistemática e de partilha de práticas.

Sob a orientação científica do Professor Doutor Manuel Célio Conceição (UALG) o Agrupamento de Escolas de Vila do Bispo foi convidado a participar nesta viagem que começou em Vaasa, Finlândia, seguiu para o sul até ao Algarve, Portugal, antes de terminar em Jyväskylä, na Finlândia.

Como esta temática transnacional implica necessariamente o contacto com a produção cultural/intelectual local, realizou-se o Webinar Listiac, que teve lugar nos dias 11 e 12 de novembro de 2020, destinado à partilha de práticas de referência das escolas/parceiros envolvidos neste projeto.

Nesse contexto a professora bibliotecária, em representação do Agrupamento de Escolas de Vila de Bispo, apresentou práticas desenvolvidas no âmbito do multilinguismo e respeito pela diversidade, particularmente no trabalho com as famílias e alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do agrupamento.

O objetivo da apresentação centrou-se na forma como o processo multilíngue (e multicultural) tem permeado o ambiente de aprendizagem nas escolas do agrupamento e no papel e contributo da biblioteca escolar para a criação de um ambiente inclusivo e de integração dos 144 alunos, de 16 nacionalidades, que frequentam as escolas do agrupamento, desde o pré-escolar ao 3º ciclo.

A apresentação dá visibilidade à pluralidade de contactos (envolvimento das famílias) e convivência entre línguas (integração do multilinguismo na dinamização de atividades de leitura/literacias e na promoção de eventos culturais diversos). Dando nota, ainda, de como tais atividades têm vindo a contrariar práticas educativas exclusivamente monolingues e têm contribuído para a criação de um ambiente inclusivo e de cidadania, garantindo, também, o ensino efetivo da língua portuguesa.

Os alunos deste agrupamento que têm uma língua materna diferente do Português representam um grande desafio para os professores, na medida em que a língua de instrução constitui uma segunda língua. Contudo, atendendo aos resultados obtidos no âmbito das práticas realizadas, constatamos a mais valia que representa a diversidade cultural e linguística que existe neste agrupamento, já que os alunos estrangeiros acabam por incentivar os seus colegas a aprenderem línguas diferentes e a aprofundarem os seus conhecimentos sobre diferentes culturas.

Regista-se, com agrado, que a partilha destas práticas causou um impacto bastante positivo em todos os participantes no evento.

Os parceiros, em particular a Direção Geral de Educação, na pessoa da Dr.ª Eulália Alexandre e a Universidade do Algarve, na pessoa do Dr.º Manuel Célio Conceição, agradeceram a participação da equipa de Vila do Bispo no grupo de discussão e na partilha de ideias.

De acordo com os testemunhos, foi reconhecido o papel-chave dos professores e da biblioteca escolar no desenho de estratégias promotoras do multilinguismo e do diálogo intercultural, bem como o potencial das práticas apresentadas que se mostraram relevantes para o desenvolvimento do projeto LISTiac.



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogue RBE em revista

Clique aqui para subscrever


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor