Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Software livre

02.05.11

















 Quando se ouve falar pela primeira vez sobre software livre há duas questões que surgem: O que é o Software Livre? Já ouvi falar em OpenSource/Código Aberto/freeware/shareware, software grátis, etc. É a mesma coisa? A resposta a estas, e outras perguntas, já de seguida. Mas comecemos pela segunda pergunta.

 
Software grátis é, tal como o adjectivo indica, software que se obteve sem pagar nada. Quem não comprou já alguma revista nas bancas, quem sabe a própria Exame Informática, e descobriu que vinha com um CD ou um DVD carregado de software? Contudo este software não deixa de estar sujeito a licenças de direito de autor, e algumas delas restringem de forma bastante severa alguns dos nossos direitos de participação na sociedade digital. Estas licenças podem proibir utilização comercial, impedindo tal software de ser utilizado por empresas.
 
Podem também proibir a distribuição de cópias, num acto moralmente perverso de generosidade apenas ao primeiro nível de partilha (um exemplo pouco conhecido é o Java da ex-SUN que, a respeitar a letra da lei, por cada instalação deveria corresponder o respectivo download), mas que nos proibia de fazer várias instalações ou de distribuir cópias. (...)
 
 
Ler mais na Exame Informática >> [ligação quebrada]

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor