Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 01.10.24

Socorro! Sou Professora Bibliotecária!

por Joana Silva, professora bibliotecária AE André Soares, Braga

1.png

No primeiro dia do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, retomamos a rubrica mensal que partilha o dia a dia dos professores bibliotecários. Desta vez, damos as boas vindas a Joana Silva, recém chegada a esta família. Obrigado por aceitar o desafio!
____________________________________________________________________

Sem contar, o destino assim traçou… E eu peguei no lápis e aceitei continuar o traço!

O início do ano foi avassalador! Socorro!! Será que vou dar conta do recado? É tanto conceito novo para aprender, tantas tarefas a desenvolver, tanta informação para dominar, tantas atividades para promover… Tantos alunos e tantos professores para tocar e envolver… 

O medo e a ansiedade tomaram conta das minhas emoções e as minhas noites ficaram maiores… Os primeiros dias foram de alegria e euforia por estar a realizar um novo desafio, por estar a aprender novas formas de ajudar a escola a crescer e a formar alunos mais capazes e mais preparados para o mundo atual. Mas quando começamos a fase de execução, apesar dos 25 anos de serviço, vem um certo nervosismo… É tudo novo! E agora? Será que o meu traço vai deixar um belo desenho? Ou será que vai deixar apenas um rabisco? Eu não sou mulher de rabiscos mas de cada vez que que continuo o traço, vejo que o desenho vai ser demorado e que vou ter de treinar muito bem para deixar um belo desenho para expor!

Nunca me passou pela cabeça que o papel da biblioteca fosse tão abrangente, tão especial e importante numa escola!

Conforta-me saber, e muito me ampara, que neste desenho não estou sozinha… Tenho uma grande equipa comigo, que me ajuda, me ampara, me aconselha e me reforça positivamente quando o traço fraqueja! E agradeço ao destino…

Vamos pendurar o quadro?

Joana Silva
Professora bibliotecária, AE André Soares, Braga

📷 Imagem criada com recurso a https://www.canva.com/ 

__________________________________________________________________________________________________________________

3.jpg

  1. Qualquer semelhança entre o título desta rubrica e a obra Retalhos da vida de um médico, não é pura coincidência; é uma vénia a Fernando Namora.
  2. Esta rubrica visa apresentar apontamentos breves do quotidiano dos professores bibliotecários, sem qualquer preocupação cronológica, científica ou outra. Trata-se simplesmente da partilha informal de vivências.
  3. Se é professor bibliotecário e gostaria de partilhar um “retalho”, poderá fazê-lo, submetendo este formulário.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0