Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




library-libraries-librarian-feature-700x375-1.jpg.

Imagem: https://cutt.ly/djW6cbf

Recentemente, encontrei uma pessoa que me perguntou em que é que eu trabalhava. Respondi-lhe que sou professor bibliotecário. «Só fazes isso? Não permitem que faças mais nada?» - perguntou a pessoa.

Tinha mil respostas para a pergunta, nenhuma deles muito simpática. Fiz o que a maioria dos canadianos faz: ri-me, encolhi os ombros e disse algo do género «bem, temos sempre muito que fazer por aqui.»

O incidente levou-me a refletir sobre o quão isolado o professor bibliotecário se pode sentir, sobretudo em escolas onde existem muitos departamentos e estão sempre a acontecer imensas coisas. Pode ser difícil fazer autopromoção e demonstrar o valor do nosso trabalho, porque não está nos nossos genes andarmos a apregoar aos quatro ventos o que fazemos. Pelo menos é esta a minha opinião. Poderei estar errado, mas retraio-me quando penso em enviar emails a centenas de pessoas e em vangloriar-me sobre as coisas interessantes que fazemos na biblioteca, todas as semanas e, às vezes, todos os dias.

Se é professor bibliotecário e pretende divulgar um estudo de caso sobre algo relevante que fez ultimamente, pode sempre fazê-lo em Great School Libraries Campaign.

A acrescentar a isso, eis algumas formas de fazer autopromoção do trabalho do professor bibliotecário:

Participar em assembleias escolares
As assembleias escolares permitem que o professor bibliotecário se apresente aos alunos e professores, sobretudo aos que acabaram de chegar. Eu tenho sorte, porque posso participar em assembleias escolares, ao longo do ano letivo. Obviamente, na era COVID estas assembleias são realizadas virtualmente, no entanto, são uma ótima forma de o professor bibliotecário aparecer. Para algumas pessoas, falar em público representa um medo de morte, mas falar publicamente, de modo virtual, pode acalmar os nervos e permite chegar a grandes grupos de pessoas.

Partilhar informações
Continuamos a ter os nossos momentos de partilha de informações, respeitando a distância social, e, no fim, todas as pessoas presentes têm oportunidade de falar com os professores e de fazer promoção de uma atividade ou lembrá-los de um evento que vai acontecer. No passado, cheguei a convidar alunos «amigos da biblioteca» para apresentarem os nossos programas. Ao mesmo tempo, pedi ao diretor autorização para utilizar um espaço exclusivo na sala dos professores para promover os nossos programas, portanto agora tenho um quadro disponível apenas para informações da biblioteca.

Fazer chegar a biblioteca aos professores
Pedi aos nossos alunos «amigos da biblioteca», conhecidos pelos «Booklings», para organizarem uma pequena biblioteca itinerante para colocarmos na sala dos professores. Os alunos escreveram recensões de livros em postais e juntaram-nos aos livros que, na sua opinião, iriam agradar aos professores. Esses livros foram levados para a sala dos professores, juntamente com uma folha de registo de empréstimo manual. A ideia teve tanto sucesso, que tivemos de renovar o stock de livros. Em tempos de COVID, vou pedir aos «Booklings» para terem os livros prontos, depois estes ficarão em quarentena durante 72 horas, antes de serem levados para a sala de professores.

Participar nas reuniões de professores
Participar nestas reuniões tem trazido imensos benefícios à biblioteca. No início do ano, peço aos coordenadores de departamento para participar nas suas reuniões durante cinco ou dez minutos para promover o trabalho da biblioteca. Explico que o professor bibliotecário está disponível para dar aulas aos alunos de todas as idades, sobre literacia digital e pesquisa orientada, de forma contextualizada. Para dar estas aulas, tenho assistido a aulas de Artes, Educação Musical, História e Inglês, claro.

Convidar os professores e os auxiliares para todos os eventos
Sempre que promovo algum evento na biblioteca, convido a comunidade. Os eventos podem incluir (agora virtualmente) encontros de autores com grupos de alunos, o nosso clube «Dungeons and Dragons» (que está a funcionar com um grupo de alunos do 9.º ano), entre outros.

O artigo «Is that all you do» Self-promotion as a school librarian, da autoria de Lucas Maxwell, foi originalmente publicado no sítio Bookriot, a 2 de dezembro 2020. Texto traduzido livremente a partir do inglês, com autorização do autor.

 



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Blogue RBE em revista

Clique aqui para subscrever


Twitter



Perfil SAPO

foto do autor