«Sinto que fiz a diferença no percurso escolar destes alunos»
por Rui Verdial, professor bibliotecário do AE Forte da Casa, Vila Franca de Xira
A leitura e o amor pelos livros acompanham-me desde a mais tenra idade. É uma constante na minha vida! Entre mim e os livros há quase uma ligação física. Quando empresto algum livro sinto a sua ausência. Parece que uma parte de mim está em falta! Ler é uma grande aventura nos dias que correm, face à competição das redes sociais e do mundo digital. Também se pode ler em suporte digital, mas falta o objeto físico, o peso dos livros, o cheiro da tinta.
Sempre pertenci às equipas das bibliotecas escolares desde que comecei a trabalhar. Passei por várias escolas até chegar a esta onde me encontro há 19 anos. Destes 19 anos, dez foram passados como professor bibliotecário. Um trabalho de grande exigência, mas também de grande riqueza, conhecimento, aprendizagem e emoção. Um ato de amor pelos livros e pela promoção da leitura entre os nossos jovens. De momentos engraçados e carinhosos vívidos com os alunos de vários ciclos de ensino.
Enquanto professor bibliotecário fui corresponsável pela dinamização de uma biblioteca do 1ºCiclo. Aí desenvolvi uma série de atividades com os alunos e promovi diversos encontros de autor. Quando visitava essa escola os alunos chamavam-me "o professor dos livros", "o professor da biblioteca" e vinham agarrar-se a mim! Parecia que eu era alguém que lhes dava a conhecer histórias engraçadas, cómicas, aventuras e desventuras! Já não era o professor Rui, mas sim o professor que lhes dava a conhecer livros e autores. E não há nada melhor do que o riso alegre de uma criança e um braço apertado e espontâneo. Ali não se finge, sente-se! Não há nada que pague esta sensação de fazer algo que atrai as crianças e de que elas gostam!
Tento todos os dias que as bibliotecas escolares sejam para os nossos alunos, aquilo que Jorge Luís Borges dizia - "Sempre pensei que as bibliotecas fossem uma espécie de paraíso.". As bibliotecas são espaços povoados de tantos mundos! Ler permite-nos viajar sem sair deste espaço! As bibliotecas são como os aeroportos. São lugares de viagens, viagens mágicas pelos mundos dos autores! Espero poder continuar a ser o "professor dos livros" que facilita tantas viagens. Parafraseando Chico Buraque de Holanda, mas mudando um pouco a frase, “Ler é preciso! Sempre e mais!”
É isso que me dá a sensação de dever cumprido; sinto que fiz a diferença no percurso escolar destes alunos. E é certo que cada um deles, à sua maneira, fez a diferença no meu percurso profissional.
Rui Verdial
Agrupamento de Escolas do Forte da Casa, Vila Franca de Xira
__________________________________________________________________________________________________________________
![]()
- Qualquer semelhança entre o título desta rubrica e a obra Retalhos da vida de um médico, não é pura coincidência; é uma vénia a Fernando Namora.
- Esta rubrica visa apresentar apontamentos breves do quotidiano dos professores bibliotecários, sem qualquer preocupação cronológica, científica ou outra. Trata-se simplesmente da partilha informal de vivências.
- Se é professor bibliotecário e gostaria de partilhar um “retalho”, poderá fazê-lo, submetendo este formulário.