Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 27.03.24

Setúbal - Uma Baía a Ler

2024-03-27.jpg

Setúbal - Uma Baía a Ler | 19 de março de 2024 | Fórum Municipal Luísa Todi, Setúbal

Em torno do uso da palavra nas variadas expressões artísticas, demonstrativa da colaboração de todas as escolas, bibliotecas escolares, câmara e biblioteca municipal de Setúbal e Rede de Bibliotecas Escolares, a iniciativa Setúbal - Uma Baía a Ler decorreu em clima de festa!

A temática central foi o 25 de abril, onde a palavra se expressou através de declamações conjuntas, revisitando diferentes autores icónicos portugueses que deram voz a “abril”. Dramatização, dança e a música, canto, também fizeram parte das apresentações dos alunos envolvidos nesta iniciativa cultural concelhia.

Os pais e encarregados de educação marcaram a sua presença, bem como figuras ilustres do concelho e instituições parceiras. O ambiente cultural das escolas abriu-se à comunidade local, e os diretores das escolas e agrupamentos puderam apreciar o que de tão bom e criativo os seus alunos, professores e professores bibliotecários conseguiram promover, ilustrando que, nas escolas e bibliotecas, a massa crítica criativa e pensante não esquece a Democracia e os seus valores associados.

O espetáculo iniciou-se com a projeção de um filme produzido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Setúbal, seguindo-se as boas-vindas da Senhora Vice-Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dra. Carla Guerreiro.

Dando continuidade a esta viagem, o espetáculo prosseguiu com as apresentações dos Agrupamentos e Escolas de Setúbal: Ordem de Sant’Iago, Barbosa du Bocage, Azeitão, Lima de Freitas, Luísa Todi e Escola Secundária D. João II, numa atuação conjunta, Sebastião da Gama, Escola Secundária du Bocage, Escola Profissional de Setúbal, Escola Secundária Dom Manuel Martins, culminando com a apresentação do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Escolares de Setúbal.

Tratou-se de uma iniciativa de grande qualidade, onde a palavra nas vozes dos “miúdos e graúdos”, em diferentes expressões de arte, demonstrou que, em REDE, podemos sentir e valorizar com maior significado o poder da Liberdade de Expressão e da Democracia para Todos!

Notícias associadas ao evento podem ser visionadas aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=sSWLfQq5gzk&t=154s

https://www.mun-setubal.pt/25-de-abril-e-liberdade-juntam-escolas-em-espetaculo/

_____________________________________________________________________________________________________________________