Setúbal - Uma Baía a Ler
29 de março de 2022
Cumpriu-se a sétima edição desta iniciativa, organizada pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, representado pela Câmara Municipal, pelos estabelecimentos de ensino locais e pela Rede de Bibliotecas Escolares. Esta é uma ação bem demonstrativa do trabalho em rede, com a colaboração de todas as escolas, bibliotecas escolares, câmara e biblioteca municipal de Setúbal.
A palavra deu asas à imaginação dos alunos, expressa de diferentes formas, passando por monólogos, leituras conjuntas de poemas e contos, dramatizações, homenageando diversos autores portugueses e estrangeiros, associando a outras formas de arte onde a música e as artes plásticas estiveram de mãos dadas neste espetáculo.
Pais/encarregados de educação, diretores das escolas e muitos outros elementos da comunidade presenciaram as apresentações das diversas escolas do concelho, contando com a presença de cerca de 400 alunos entre os que foram protagonistas e os que estiveram a assistir ao espetáculo, no magnífico Teatro Municipal Luísa Todi, em Setúbal.
O espetáculo iniciou-se com a apresentação do filme produzido pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Setúbal, no âmbito das Leituras Centenárias com José Saramago: alunos, professores, pessoal não docente e encarregados de educação leram excertos do livro A maior flor do mundo, de José Saramago.
Seguiram-se as apresentações dos agrupamentos de Escolas de Setúbal: Ordem de Sant’Iago, Sebastião da Gama; Barbosa du Bocage; Lima de Freitas; Luísa Todi; Escola Secundária du Bocage; Azeitão; Escola Secundária D. João II; Escola Secundária Dom Manuel Martins e Escola Profissional de Setúbal.
O encerramento foi antecedido por um minuto de silêncio em homenagem a todos aqueles que neste momento são vítimas da guerra e um apelo sentido à Paz no Mundo.
O espetáculo terminou, também com uma tradição: a atuação do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Setúbal que em homenagem ao escritor José Saramago partilhou a leitura do texto “As Palavras”, do livro Deste Mundo e do Outro.
O evento foi transmitido, em direto, a partir do Facebook e Youtube:
https://www.facebook.com/109053485846634/posts/5017525918332675/?sfnsn=mo
https://www.youtube.com/watch?v=dQoiMt4M_P4
Para o próximo ano, o Grupo de Trabalho promete o regresso para mais uma viagem onde a palavra dita, lida, dramatizada ou cantada estará em rede, no concelho de Setúbal.