Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qui | 02.11.23

Sessão de celebração e de lançamento do Projeto READ ON PORTUGAL 23-24

2023-11-02.png

No dia 27 de outubro, foi realizada a sessão de celebração do trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo 2022-2023, no âmbito do projeto READ ON Portugal. O evento decorreu, das 14h00 às 15h30 , no Solar dos Zagallos, na Sobreda de Caparica, em Almada, na modalidade presencial e em linha.

O Projeto READ ON Portugal, uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté (AECG), promoveu várias atividades, subordinadas ao tema “Eu, cidadão”, em consonância com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e com o objetivo de poder contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas e solidárias:

o concurso “A minha vida aos quadradinhos”, que implica a conceção e desenvolvimento de uma banda desenhada por participantes, divididos em dois escalões (Escalão A - Grupo etário 12-15; Escalão B - Grupo etário 16-19);

o concurso de escrita criativa, que propõe a criação de um texto original e criativo, em Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira (Inglês, Francês, Espanhol ou Alemão) por jovens de idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade [Escalão A - Grupo etário 12-15; Escalão B - Grupo etário 16-19]; 

a “Antologia”, dirigida a jovens de idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos de idade que frequentem o ensino secundário, que consiste na escrita a várias mãos de um texto, sob orientação de um escritor convidado.

O Flic Award, associado ao Festival FLIC (Festival de literaturas y artes infantil y juvenil), organizado em Espanha, que motiva para a ilustração de um objeto fornecido pelo promotor do concurso de acordo com orientações específicas, tendo por base a leitura de um excerto literário, sendo destinado a jovens ilustradores que frequentem o ensino secundário, no curso de Artes Visuais .

No que diz respeito ao concurso A minha vida aos quadradinhos,  no escalão A, foram atribuídos um 1º prémio a Eva Kyara Maciel Alves, do Agrupamento de Escolas de Baroselas (Viana do Castelo) e uma menção honrosa, a Leonor Silva Gonçalves, da Escola Secundária de Amarante. No escalão B, o 1.º prémio foi para Ana Lúcia Camacho da Costa Rebelo, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (S. João da Madeira) e a menção honrosa para Maria Teresa Rebotim Serrubeco, da Escola Secundária de Coruche [v. trabalhos no Portal RBE]

Em relação ao Concurso de Escrita Criativa, na categoria de trabalhos em língua portuguesa, no escalão A, foram premiados os alunos Érica Filipa Nogueira Fonseca, do Agrupamento de Escolas do  Sudeste de Baião (1º prémio) e Polina Arkhanhelska, da Escola Secundária de Arouca (menção honrosa). No escalão B, distinguiram-se Inês Maria Pinho de Deus Cabete Carvalho e Lara Beatriz Ribeiro Oliveira, ambas alunas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (S. João da Madeira), com o 1º prémio e uma menção honrosa, respetivamente. Na categoria de trabalhos em língua estrangeira, escalão B, o 1º prémio foi entregue a Carlos Jhonfreider Vargas Torres, da Escola Secundária Marques Castilho (Águeda) e a menção honrosa a Leonor Soares Oliveira, atual aluna da Faculdade de Economia do Porto. [v. trabalhos no Portal RBE]

A atividade Antologia contou com a participação de 7 estabelecimentos de ensino: ES Fernão Mendes Pinto, com 20 alunos; ES Cacilhas Tejo, com 20 alunos; ES Ruy Luis Gomes, com 50 alunos; ES Emídio Navarro, com 15 alunos; ES de Santa Comba Dão, com 17 alunos; ES da Mealhada, com 25 alunos; ES Infanta D. Maria, com 5 alunos. Os escitores convidados foram Ana Cristina Silva, Ana Margarida Carvalho, Filipa Martins, Inês Barata Raposo e Nuno Matos Valente.  

Os textos coletivos [de 10 a 12 páginas], com intervenção de escritores e dos grupos de jovens resultou numa notável publicação que pode ser consultada em linha.

Relativamente ao FLIC Award, foram enviados 90 trabalhos de 5 escolas portuguesas. De entre o total das 11 escolas europeias que participaram neste concurso, as alunas Mariana Dias, do 12º de Artes Visuais da Escola Secundária de Paços de Ferreira, e Nadine Tiny, do 10º ano de Artes Visuais da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, foram apuradas para o grupo de 10 finalistas na categoria Júnior.

A Sessão terminou com o lançamento das atividades READ ON Portugal 23/24. Procurando contribuir para a reflexão em torno do Cinquentenário dos 50 anos do 25 de abril, o tema sugerido para a 14ª edição é  “Eu, cidadão em democracia”.

Consulte as orientações, os prazos de candidatura e as condições de envio e submissão dos trabalhos no Portal RBE.

_____________________________________________________________________________________________________________________