Semana Global da Literacia Informacional e Mediática da UNESCO
Começa hoje, a Semana Global da Literacia informacional e Mediática da UNESCO, iniciativa que, desde 2021, acontece anualmente entre 24 e 31 de outubro.
Num mundo cada vez mais digitalizado, a informação está mais acessível do que nunca, no entanto, também mais do que nunca aumentam os riscos de desinformação e manipulação.
As plataformas digitais revolucionaram a forma como as informações são criadas, consumidas e partilhadas, apresentando novos desafios na identificação de conteúdo confiável.
Acresce que o desenvolvimento da inteligência artificial generativa, sobretudo dos grandes modelos de linguagem, confunde ainda mais as linhas entre conteúdo gerado por humanos e gerado por Inteligência Artificial, exigindo novas habilidades e pensamento crítico.
Para progredir e participar livremente neste ecossistema mediático incerto e exigente, é essencial que os cidadãos sejam empoderados com as competências que lhes permitam acautelarem os riscos e potenciarem todos os benefícios, decidirem livremente e participarem com autonomia na sociedade que, hoje, está tanto on-line como off-line.
Foi esta premissa da indispensabilidade da literacia informacional e mediática que levou a UNESCO a decidir celebrar esta semana, fazendo dela uma ocasião importante para todos os interessados reverem e celebrarem o progresso alcançado em direção à “Literacia Informacional e Mediática para Todos”.
Consciente de que, atualmente, não dominar o conjunto de competências que integra o conceito de literacia mediática é tão grave como não saber ler, a Rede de Bibliotecas Escolares assume-se como parte interessada nesta matéria, adotando-a como uma das suas áreas de trabalho fulcrais.
Sendo tempo de celebrar o progresso, congratulamo-nos com várias ações que temos vindo a desenvolver:
- Publicamos em 2012 o referencial Aprender com a Biblioteca Escolar e atualizámo-lo em 2017;
- As bibliotecas escolares têm desenvolvido de forma crescente atividades no âmbito da literacia informacional e mediática, como é patente em várias práticas divulgadas, até num concurso internacional, em 2023;
- Temos vindo a publicar sugestões de atividades que promovem o desenvolvimento da literacia informacional e mediática;
- Há vários anos que a literacia informacional e mediática integra a orientação estratégica da Rede de Bibliotecas Escolares;
- Há bibliotecas que já desenvolvem programas estruturados de literacia informacional e mediática;
- Em 2023-2024, foi possível criar uma candidatura específica para apoiar as bibliotecas que pretendam pôr em prática programas de literacia informacional e mediática – ProLiteracias: media e informação com a biblioteca escolar;
- …
No entanto, para além de celebrar o progresso, há que aferir a distância a que ainda nos encontramos da “Literacia informacional e mediática para todos” e lembrar caminhos ainda por percorrer e nos quais estamos empenhados:
- É necessário que as bibliotecas se assumam, nas suas escolas, como líderes que conduzem e apoiam os trabalhos no âmbito da literacia informacional de mediática;
- É indispensável e urgente chegar progressivamente a todos os alunos, com a consciência de que apenas todos, em cooperação e coordenação, terão sucesso neste desígnio;
- É fundamental trabalhar de forma sistemática, e articulada;
- É preciso preceder à revisão do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, desatualizado face ao desenvolvimento do ecossistema digital nos últimos anos;
- É importante continuar a investir na formação dos professores bibliotecários para que se sintam seguros na abordagem destas matérias.
Dominar a literacia informacional e mediática não pode ser uma questão se sorte. É absolutamente necessário que as escolas tomem consciência da sua imprescindibilidade e se unam para, conjuntamente, apetrecharem os seus alunos com as habilidades que lhes permitam ser livres e pugnar por sociedades justas e democráticas. Para isso, contam sempre com as bibliotecas escolares!