Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 20.04.22

Semana da Leitura da Lousã: Visita da Coordenadora Nacional às bibliotecas escolares

2022-04-20.png

Com o tema “Ler Sempre. Ler em qualquer lugar” proposto pelo Plano Nacional de Leitura, realizou-se, de 4 a 10 de abril, em diferentes espaços do concelho, mais uma edição da “Semana da Leitura da Lousã”, promovida pela Rede de Bibliotecas da Lousã, com um programa diversificado e dirigido a vários públicos.

A “Abertura Oficial da Semana da Leitura”, realizou-se no dia 4 de abril, e contou com a presença da Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Manuela Pargana Silva, da Vice-presidente da Autarquia, Dr.ª Henriqueta Oliveira, do Diretor do Agrupamento de Escolas da Lousã, Dr. Pedro Balhau, da Bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, Dr.ª Natércia Pereira, e teve como ponto central das intervenções, a importância da leitura como ato de prazer, de imaginação e de conhecimento, fundamental para a compreensão do Eu e do Outro.

Neste evento, que aliou a música à leitura, foram lidos dois poemas, “O Vagabundo do Mar” de Manuel da Fonseca, por alunos da turma G do 7.º Ano, e “De tanto olhar o sol” de Miguel Torga, por uma aluna da turma E do 8.º Ano.

No público, para além de alunos do 9.º Ano, dos docentes das turmas participantes e de alguns elementos da Equipa da Biblioteca, estiveram ainda presentes, no auditório da Escola Básica n.º 1, a Coordenadora do Estabelecimento, Dr.ª Mercês Fernandes, as Professoras Bibliotecárias do Agrupamento e as Coordenadoras Interconcelhias da RBE, Dr.ª Maria José Cristóvão, Dr.ª Helena Duque e Dr.ª Lucília Santos.

Pelas onze horas e durante dez minutos, realizou-se a atividade “Silêncio a Ler +", momento prazeroso de leitura individual e silenciosa.

Ao longo do dia a Coordenadora Nacional da RBE, Drª Manuela Pargana Silva visitou as Bibliotecas da Escola Básica n.º 1, da Escola Básica de Santa Rita, da Escola Secundária e da Escola Básica n.º 2, acompanhada pelas Professoras Bibliotecárias, pelas Coordenadoras Interconcelhias e pela Bibliotecária Municipal.

Estas visitas, o contacto com a Comunidade Escolar (Direção, Coordenadores de Estabelecimento, assistentes e docentes da Equipa da Biblioteca e alguns alunos), a descrição de atividades desenvolvidas e a apresentação de alguns recursos produzidos, possibilitaram um melhor conhecimento das Bibliotecas Escolares da Rede de Bibliotecas da Lousã e do seu trabalho.

_____________________________________________________________________________________________________________________