Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Ter | 09.09.25

Semana da Aprendizagem Digital 2025: Apresentação do tema

Blogue.png

Apresentação do tema da Semana da Aprendizagem Digital 2025 (2 a 5 de setembro)

Lançada em 2023, a Semana da Aprendizagem Digital é o principal evento anual da UNESCO sobre aprendizagem digital e a transformação da educação. “A inovação digital demonstrou poderes para complementar, enriquecer e transformar a educação e tem o potencial de acelerar o progresso em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 para a educação e transformar os modos de fornecimento de acesso universal à aprendizagem” [2]. 

Este ano a Semana da Aprendizagem Digital tem por tema IA e o futuro da educação: Disrupções, dilemas e orientações

De acordo com a Nota Concetual, disponível na página do evento: 

🔸Disrupções porque, apesar de “ainda não existirem provas sólidas que sustentem” a ampla gama de pontos de vista sobre a importância da IA na educação, há quem defenda que a IA transforma “todo o sistema, reestruturando pedagogias, currículos, avaliação, gestão e governança” em educação. Paralelamente, também há quem questione este papel disruptivo, de rutura, afirmando estar desalinhado com a realidade. 

Neste contexto, a UNESCO propõe uma “reflexão crítica: Como é que a IA se cruza com a educação em diferentes contextos sociais, culturais e econômicos? Quem beneficia com a sua expansão, e quem é que é deixado para trás?” quando, de acordo com dados da conferência, 1,3 biliões de crianças, até aos 17 anos, não tem acesso à internet. 

Estas questões - e a questão da finalidade, IA na educação para quê? - colocam-se quando nem as próprias empresas fornecedoras de IA conseguem apresentar evidências de sucesso nos resultados de aprendizagem dos alunos, conforme afirmação de especialistas neste encontro.

🔸Dilemas, éticos e pedagógicos, porque “As ferramentas de IA são frequentemente apresentadas como soluções para lacunas de aprendizagem, oferecendo personalização e automatização."

Contudo, também "introduzem novas formas de desigualdade, vigilância digital e vieses sistémicos, levantando preocupações sobre o risco de dependência excessiva dessas ferramentas, o que poderia reduzir os aspetos humanos e relacionais essenciais do ensino”. 

Integrar a IA nas escolas pode “desviar a atenção e os recursos de necessidades educacionais mais prementes”, atrasando, ainda mais, os progressos dos alunos nas aprendizagens. 

Contudo, a introdução crescente de IA no trabalho, pressiona a educação para a convivência e entreajuda entre pessoas e máquinas, sendo imprescindível recuperar e fortalecer a agência humana – segundo a UNESCO, o uso de IA deve ser sempre centrado no humano e deve traduzir-se em práticas educativas digitais inclusivas, justas e sustentáveis

🔸Orientações porque “Reimaginar o futuro da educação com IA exige recalibrar orientações decisivas em política, pedagogia, infraestrutura e governança para garantir que a IA promova equidade de aprendizagem, incorpore a ética no desenho e privilegie a agência humana. À medida que os sistemas de IA se tornam mais avançados, autónomos e extrativos, moldar a sua trajetória é, não só uma necessidade, mas uma responsabilidade social coletiva”.

Devemos adaptar a IA à educação que necessitamos e desejamos e não o inverso. 

A educação é um bem e um esforço publico e global, que exige que “líderes, estudantes e professores capacitados em IA, sejam capazes não apenas de utilizá-la com responsabilidade, mas também de participar da criação de normas, políticas e programas de pesquisa que venham reger seu uso ético dentro e fora da educação”.

A Semana da Aprendizagem Digital 2025 foi palco de encontros entre ministros da educação, estudantes, professores, académicos, sociedade civil e empresas de mais de 60 países, conectando um leque diversificado de vozes, setores e perspetivas.  

Realizando-se presencialmente na sede da UNESCO, em Paris, e com sessões plenárias online, algumas das quais ainda podemos assistir, o evento assume-se como “uma plataforma para reimaginação coletiva” sobre “as interseções entre tecnologia e o futuro da educação”, na sequência do relatório da UNESCO de 2021, Reimaginar juntos o nosso futuro: Um novo contrato social para a educação.

Referências

  1. Fonte da imagem: UNESCO. (2025, September 2-5). Digital Learning Week 2025. https://www.unesco.org/en/weeks/digital-learning
  2. UNESCO. (2025). Digital learning and transformation of education. https://www.unesco.org/en/digital-education?hub=83250

Este artigo terá continuação.

_____________________________________________________________________________________________________________________

Este trabalho está licenciado sob licença: CC BY-NC-SA 4.0