Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 15.03.23

Say yes to the book

2023-03-10 pq.png

No âmbito da atividade "Vou levar-te comigo!" que implica a “dinamização periódica de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e com recurso a estratégias motivadoras” [1], a professora bibliotecária responsável pelas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso tem vindo a desenvolver uma atividade intitulada “Say yes to the book”, inspirado no título do programa televisivo “Say yes to the dress”.

Nesta atividade de requisição domiciliária, os alunos do 1.º ciclo da EB do Bom Sucesso e EB de Arcena são convidados a dizer “yes” ao livro a partir de uma breve exploração do mesmo.

Ao entrar na biblioteca, os alunos são convidados a sentar-se onde encontram um livro; têm um momento mais “íntimo” para exploração do mesmo e, só depois, é que se segue o momento de partilha em que os alunos leem um excerto à sua escolha ou a sinopse do livro aos seus colegas. Por fim, é-lhes feita a pergunta: " Dizes sim ao livro?". Uns alunos dizem “sim” e outros dizem “não”, colocando-os no carrinho, mas muitos dos livros “recusados”, acabam por ser rebuscados por outros alunos da turma.

Para preparação desta atividade, a professora bibliotecária faz uma pré-seleção cuidada, de forma a dar a conhecer, o melhor possível, a coleção (funciona também como divulgação do fundo documental existente nas bibliotecas escolares do agrupamento). Aproveita, ainda, para diversificar a oferta, apresentando diferentes géneros literários.

Esta é uma prática que a professora bibliotecária dinamiza periodicamente, sobretudo com o 1.º ciclo, mas tem vindo a alargar aos restantes ciclos, envolvendo os colegas de português.

Com esta dinâmica e a divulgação das estatísticas das turmas que mais requisitaram no 1.º período, já se notou um aumento de requisições, não só por parte dos alunos do 1.º ciclo, mas também por parte dos restantes ciclos.

 

[1] Rede de bibliotecas escolares (2022). Escola a ler. https://www.rbe.mec.pt/np4/escola-a-ler.html

_____________________________________________________________________________________________________________________