Revisitando a 9.ª edição do "Concurso Ensaio filosófico no Ensino Secundário" e preparando o Dia Mundial da Filosofia 2023
Assinalando-se no próximo dia 16 de novembro o Dia Mundial da Filosofia, celebrado pela UNESCO, desde 2002, na terceira quinta-feira do mês de novembro, revisitamos três ensaios da 9.ª edição: o prémio atribuído ao ensaio filosófico Questões de género, da autoria de um grupo de três alunos do Colégio Pedro Arrupe, Afonso Nobre, Matilde Mestre e Sebastião Mendonça, bem como as duas menções honrosas: Questões de género, da autoria da aluna Beatriz Silva Pinheiro, da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere) e O que faz alguém homem ou mulher? Existirá uma essência de género?, da autoria da aluna Constança Inês Piscarreta Correia, da Escola Portuguesa de Moçambique.
“As questões acerca da natureza do género têm surgido recentemente como um objeto de debate e reflexão de grande importância. […] A compreensão do género como uma categoria inata ou adquirida, binária ou não-binária, fixa ou fluida, levanta questões fundamentais sobre a essência do ser humano e a forma como nos relacionamos em sociedade. […] Quais são as implicações que a definição de género tem na sociedade e no modo como nos apresentamos e nos relacionamos com os outros?[…]
Questões de igualdade de género, discriminação, violência e exclusão estão intrinsecamente ligadas às ideias e crenças que moldam a nossa compreensão de género. Compreender e problematizar essas noções é essencial para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Mais uma vez, este problema trata de uma questão de direitos humanos.”
Afonso Nobre, Matilde Mestre e Sebastião Mendonça
“É moralmente aceitável tolerar a discriminação com base no género? […]
A igualdade é um princípio ético fundamental, e não um enunciado de factos. […] O eixo estruturante das relações entre homens e mulheres continua manchado de um certo desequilíbrio, muitas vezes menosprezado, tanto pelas entidades políticas como pela sociedade civil, o que constitui um grande problema na sociedade atual, no que diz respeito ao alcance da igualdade de género
Se temos a possibilidade de agir de modo diferente do que agimos, por que razão não agimos, sempre, de forma correta? O que é agir de forma moralmente correta?”
Beatriz Silva Pinheiro
“Será que existe um conjunto de características fixas e imutáveis, inerentes ao género e que determina o que é ser homem ou mulher? […] Desde o início dos tempos que existe o homem e a mulher. O feminino e o masculino. A humanidade tem-se dividido nestes dois rótulos, nestas duas caixas que distinguem não só diferenças anatómicas, mas também diferenças de papéis, formas de pensar e de ser que designamos de géneros. Mas o que é realmente o género? Será algo determinado pelo sexo biológico? Existirá uma essência definida para a distinção de papéis entre géneros? […]
Os conceitos associados ao género são estabelecidos social e culturalmente através de padrões de comportamento considerados próprios do homem e da mulher, os quais são interiorizados e assumidos por cada um, como sendo “naturais”.
Constança Inês Piscarreta Correia
Como habitualmente, a Associação de Professores de Filosofia (Apf) já disponibilizou uma proposta de sequência didática para o Dia Mundial da Filosofia - Inteligência Artificial, Ética e Pensamento Crítico.
Será também nesse dia que será entregue o prémio ao grupo autor do ensaio vencedor da 9.ª edição do Concurso “Ensaio Filosófico”, no Colégio Pedro Arrupe, e lançada a 10ª edição do Concurso, promovido pela Apf em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.
Dirigindo-se a alunos do ensino secundário público e privado, os Ensaios a concurso não estão sujeitos a tema específico (tema livre) e são uma oportunidade para se promover o interesse pela escrita e reflexão filosóficas; para realçar a importância da disciplina de Filosofia na componente de formação geral dos alunos do ensino secundário; para consolidar nos alunos competências em literacia da informação e para divulgar o trabalho desenvolvido nos Agrupamentos e nas Escolas do ensino secundário.
Participe(m)!