Retalhos da vida de um professor bibliotecário
Republicamos as crónicas que preencheram esta rubrica em 2023-2024. Com ela pretendemos apresentar apontamentos breves do quotidiano dos professores bibliotecários, sem qualquer preocupação cronológica, científica ou outra. Trata-se simplesmente da partilha informal de vivências.
________________________________________________
Biblioteca escolar: 18 anos de desafios e aprendizagem
Por Ana Paula Gervásio de Almeida, professora bibliotecária no AE de Monchique
Sex | 03.11.23
Há precisamente 18 anos, quando a então Presidente do Conselho Executivo me convidou para desempenhar o cargo de Coordenadora da Biblioteca Escolar no AE de Monchique, aceitei, entusiasmada, sem quaisquer reservas. Estava longe de imaginar a odisseia que me aguardava!
________________________________________________
Uma de mim… a mais
Por Cristina Rocha, professora bibliotecária do AE da Boa Água, Sesimbra
Seg | 04.12.23
Tenho mesmo que ir para o paralelo e cocriar o meu clone… muitos clones de muitos de nós. Não por ego, mas para chegarmos a todos os jovens e crianças do país.
A biblioteca é o colo da escola onde os abraços se dão, os sorrisos se espalham.
_____________________________________________________________________________________________________________
- *Qualquer semelhança entre o título desta rubrica e a obra Retalhos da vida de um médico, não é pura coincidência; é uma vénia a Fernando Namora.
- Esta rubrica visa apresentar apontamentos breves do quotidiano dos professores bibliotecários, sem qualquer preocupação cronológica, científica ou outra. Trata-se simplesmente da partilha informal de vivências.
- Se é professor bibliotecário e gostaria de partilhar um “retalho”, poderá fazê-lo, submetendo este formulário.