Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Sex | 21.04.23

Restauro de livros: sessão formativa

2023-04-21 pq.png

A Rede Bibliotecas de Braga desenvolve um conjunto de atividades diverso, distribuídas por vários eixos de atuação, a saber: Eixo 1 - Promoção da leitura e das literacias; Eixo 2 - Cidadania, diversidade e inclusão; Eixo 3 - Preservação do património imaterial e da memória e Eixo 4 - Formação e capacitação

No âmbito do Eixo 4 - Formação e capacitação, durante a interrupção letiva da Páscoa, foi organizado um workshop formativo sobre restauro de livros, por esta constituir uma temática premente e essencial nas bibliotecas escolares.

Para o efeito, foi solicitado o apoio da instituição Oficinas de S. José, com larga experiência no ramo da tipografia e do restauro, que amavelmente aceitou o desafio e recebeu um grupo de formandas, no dia 3 de abril nas suas instalações para uma manhã de aprendizagem e de trabalho.

Assim, um grupo de 24 assistentes operacionais das bibliotecas escolares do concelho de Braga puderam conhecer algumas técnicas de restauro de livros, desde a recuperação de capas a folhas rasgadas, conduzidas pelo experiente sr. Luís Fonseca.

Depois destas 3 horas de formação, as Assistentes Operacionais das bibliotecas escolares estão certamente mais habilitadas a recuperarem alguns dos livros degradados, pelo muito uso por parte dos alunos.

Relativamente a este assunto, as formandas retiveram como aspetos a não esquecer que a fita-cola está proibida no restauro dos livros e que é importante que as bibliotecas escolares tenham um kit de restauro, composto por: cola branca, fio de croché, papel cebola (para recuperar folhas rasgadas), agulha de coser, algo para prensar/ apertar que podem ser duas talas em madeira e que apertam com parafusos de rosca.

Para saber um pouco mais, veja este pequeno vídeo, elaborado pelas assistentes operacionais durante o workshop:

_____________________________________________________________________________________________________________________