Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]






















Report: The Future of Learning | CELSTEC


Relatório publicado em Novembro de 2011 pelo Instituto da União Europeia JRC-IPTS, apresentando uma visão do futuro ideal da aprendizagem a partir de 2020. Nele se destacam a personalização/diferenciação, a colaboração e a aprendizagem informal, no centro da aprendizagem no futuro, exigindo rápidas mudanças holísticas (curriculum, pedagogia, avaliação, lideranças, formação de professores, etc). Estes conceitos, relativamente novos na área da educação e da formação, deverão tornar-se princípios fundamentais da organização do ensino e das aprendizagens, associados à aprendizagem ao longo da vida e à ubiquidade das tecnologias de informação e comunicação.
O quadro que reproduzimos (da p. 41, Fig. 19), compara indicadores pela sua importância e a sua exequibilidade, segundo os especialistas. Como podem as bibliotecas escolares de hoje contribuir para que o mais importante - a aprendizagem personalizada, flexível, interactiva, orientada por cada um daqueles que aprendem - passe a ser também o mais concretizável?

O texto integral em inglês pode ser descarregado do sítio do Instituto, aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Etiquetas:



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor