Renovação da biblioteca: ambiente inovador e acolhedor
Renovação da Biblioteca Escolar da E.B. de Paredes de Coura proporciona ambiente inovador e acolhedor para os alunos
A biblioteca escolar da EB de Paredes de Coura nasceu em 2007 feita de paredes muito coloridas e vibrantes, mas passados 15 anos, uma resposta de qualidade à missão da biblioteca definida nas diretrizes do Programa da RBE tornou-se um desafio.
Neste contexto, fruto do excelente trabalho colaborativo entre autarquia, diretora do agrupamento, professora bibliotecária e Rede de Bibliotecas Escolares, foi pensada a renovação desta biblioteca escolar de modo a flexibilizar o espaço, alinhando-o com o paradigma de trabalho da escola do século XXI e em que se procurou o aproveitamento eficaz de toda a área, transformando-a num espaço multifuncional onde coexistem as diversas áreas funcionais, potenciando a criação de novos ambientes de aprendizagem através da utilização dos media e do digital, rentabilizando os recursos já existentes.
Entre julho e agosto 2023 as obras foram realizadas e permitiram que:
> a parede de compartimentação existente na biblioteca, que criava duas zonas distintas, mas ligadas por uma porta, fosse parcialmente eliminada para permitir que as diferentes áreas funcionais fossem mais fluidas e reconfiguradas à medida das diversas solicitações, passando todo o espaço a estar visível para a assistente da biblioteca;
> as estantes periféricas da área de leitura e da parede de compartimentação fossem eliminadas;
> as tomadas de chão muito danificadas fossem desativadas e substituídas por uma calha técnica na periferia das paredes para aumentar e flexibilizar a colocação de pontos de tomada (energia e dados);
> o pavimento fosse renovado;
> as paredes fossem pintadas.
O financiamento da candidatura Recriar/2023 da RBE permitiu combinar as obras de remodelação com a aquisição de mobiliário adaptado aos utilizadores mais jovens, facilitando a criação de um ambiente estimulante e confortável.
Quando, as cerca de 290 crianças do pré-escolar e 1º ciclo e 25 professores e educadores de infância chegaram à escola em setembro de 2023, encontraram uma nova biblioteca que melhorou a qualidade do espaço físico, tornando-o mais inclusivo, seguro, acolhedor e pronto para responder às múltiplas vertentes da ação da biblioteca.
A biblioteca escolar melhorou claramente não só as condições de trabalho dos alunos em grupo/turma com o professor titular ou professora bibliotecária, mas também em termos de espaços de leitura individual /informal com puffs, bem como da disponibilização e salvaguarda da coleção.
O desafio seguinte para a professora bibliotecária foi trabalhar com os docentes o desenvolvimento de experiências pedagógicas inovadoras, de modo a que os mais novos estimulem a curiosidade, a descoberta e desenvolvam as multi-competências.
Esta biblioteca escolar renovada, que conta com uma assistente de biblioteca a tempo inteiro e uma professora bibliotecária que divide o seu tempo com a biblioteca escolar da escola sede, melhorou significativamente a sua resposta semanal aos seus utilizadores. Efetivamente, neste ano letivo, as turmas e grupos do pré-escolar passaram a ter no seu horário da turma de um tempo semanal para trabalho na biblioteca, para além da hora já regularmente prevista para o serviço de requisição de livros para leitura domiciliária.
Este ano, muitas das visitas à biblioteca nesta hora semanal foram usadas para os trabalhos relacionados com Abril e para as leituras orientadas em torno da liberdade: Ler Abril. O Clube de Leitores, com uma regularidade semanal, é dinamizado pela professora bibliotecária e tem envolvido os mais novos em muitas leituras e experiências em tornos dos livros.
A Biblioteca escolar também tem apoiado de forma muito consistente as dinâmicas curriculares decorrentes da realização da “Semana sem manuais escolares”, que acontecem uma vez por período, no âmbito do desenvolvimento do PADDE.
Após um ano letivo com alunos e professores a usarem a biblioteca renovada, a avaliação feita pelos seus utilizadores mais novos foi unânime.