Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Qua | 17.11.21

Relançamento do Projeto Voluntários de Leitura

2021-11-17-2.png

Com o objetivo de criar e desenvolver uma Rede Nacional de Voluntariado de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares relança o projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012, e que entra, agora, numa nova etapa, coordenado pela Rede de Bibliotecas Escolares. 

Este projeto destina-se a apoiar o trabalho dos docentes, professores bibliotecários e alunos.

A leitura é um bem essencial e indispensável a todos os cidadãos. Para aprender e dominar essa competência são precisos esforço e persistência, podendo muitas das dificuldades ou falta de oportunidades dos jovens para a exercitar e adquirir o gosto pela leitura, ser ultrapassadas através de um acompanhamento e apoio personalizados. O voluntariado de leitura pretende responder a estas necessidades. Está hoje demonstrado que a mediação de voluntários no contacto de crianças e jovens com livros, suscita o prazer de ler, desenvolve a literacia e contribui para elevar os resultados da aprendizagem. Os voluntários de leitura são pessoas que disponibilizam generosamente algum do seu tempo para estes objetivos. Tornar-se voluntário de leitura é uma forma de envolvimento cívico que ajuda ao desenvolvimento educativo e cultural das novas gerações.

As bibliotecas escolares são um lugar privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas de voluntariado de leitura em parceria com as crianças e os jovens, de modo a ajudá-los a ler mais e melhor. A decisão de aderir ao projeto e organizar voluntariado de leitura nas escolas é da responsabilidade dos órgãos de direção e da biblioteca, sendo a coordenação do mesmo da responsabilidade do professor bibliotecário, dada a sua função de charneira na promoção da leitura.

Como funciona:

  1. O(A) voluntário(a) inscreve-se no projeto;
  2. A RBE procura uma biblioteca escolar interessada, respeitando as indicações do voluntário(a);
  3. A direção da escola aceita o voluntário(a) aderindo ao projeto;
  4. O(a) voluntário(a) é colocado na escola. 

Quem pode ser voluntário:
• Pessoas com tempo e gosto para ajudar alunos na aprendizagem e melhoramento das competências de leitura

Inscrições dos voluntários para o ano letivo 2021/22 e mais informações sobre esta iniciativa no portal RBE.