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Blogue RBE

Qua | 29.06.22

Reforçar competências de literacia com a biblioteca escolar: o projeto WEIWE(R)BE

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Pelo terceiro ano consecutivo, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Rede Académica WEIWER® – LE@D, Universidade Aberta, dinamizou o projeto WEIWE(R)BE, que tem como principal objetivo desenvolver nos alunos as competências de literacia de informação, de forma integrada, articulada e sistemática, através do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula.

2021-2022

Em 2021-2022, integraram o projeto cinco novas escolas: Escola Secundária Alves Redol (Vila Franca de Xira), Escola Secundária Avelar Brotero (Coimbra), Escola Secundária Infanta D. Maria (Coimbra), Escola Secundária Matias Aires (Sintra) e Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha). Ao longo de vários meses, os professores bibliotecários (PB) destas escolas, em articulação com docentes de várias áreas curriculares, e apoiados pelos coordenadores interconcelhios para as bibliotecas escolares (CIBE), implementaram cenários concretos de aprendizagem, a partir dos quais os alunos das turmas envolvidas no projeto, com recurso a diversas fontes de informação, em particular Recursos Educacionais Abertos (REA), realizaram trabalhos de pesquisa fazendo um uso crítico e ético da informação.

O projeto teve como suporte científico-pedagógico um curso de formação, dirigido aos professores envolvidos – PB, CIBE e docentes de várias áreas curriculares –, ministrado por elementos do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares e da Rede Académica WEIWER® – LE@D, Universidade Aberta, tendo funcionado exclusivamente a distância.

A sessão de encerramento do curso teve lugar no dia 8 de junho, com a partilha de experiências de ensino e de aprendizagem no âmbito do projeto, não só pelos PB, pelos docentes com quem estes articularam e pelos CIBE, mas também pelos alunos, os verdadeiros protagonistas da sessão. A expectável e enriquecedora multiplicidade de perspetivas deixou, no entanto, transparecer algumas ideias-chave comuns aos porta-vozes das diversas turmas envolvidas, que destacaram a relevância do projeto para a melhoria dos trabalhos escolares.  

Apresentam-se, abaixo, algumas dessas perspetivas comuns, formuladas na primeira pessoa pelos porta-vozes dos alunos das respetivas escolas:

Este projeto também é facilitador na sua implementação nas turmas do Ensino Profissional, uma vez que o primeiro módulo de TIC […] consiste numa abordagem aos temas da pesquisa, direitos de autor e licenças, credibilidade da informação [entre outros].

ES Alves Redol

Aprendemos que temos de atribuir direitos de autor, fazendo citações, quer quando parafraseamos, quer quando transcrevemos as palavras dos autores consultados. Contudo, foi também uma experiência que nos trouxe algum desassossego, principalmente pelo desconhecimento que tínhamos das licenças Creative Commons e do uso da Wikipédia de forma informada e crítica.

ES Avelar Brotero

Aplicámos a estratégia KWL, o que nos orientou na busca de informação e, mais tarde, aprendemos também algumas técnicas para refinar a pesquisa. […]  Aquando da seleção de fontes de informação, aplicámos o teste CRAAP, o que estimulou o nosso sentido crítico […]; referenciar fontes consultadas de acordo com a norma internacional APA foi algo importante que aprendemos a fazer.

ES Infanta D. Maria

Achamos que vamos encontrar esta metodologia de trabalho ou equivalente no nosso percurso académico. [...] Tínhamos de [marcar a página] para fazer as citações, para respeitar os direitos de autor, [indicando] quem é que era o respetivo dono.                             

            ES Matias Aires

 [Este projeto] alertou-nos para adquirir mais informação da forma correta nos nossos trabalhos futuros, quer no nosso ensino secundário, quer num futuro menos próximo nas nossas vidas profissionais. Ajudou a expandir horizontes, mudar perspetivas e a [perceber] aquele que será o nosso caminho daqui para a frente.                                                  

        ES Rafael Bordalo Pinheiro

Face a um balanço expressivamente positivo, todas as escolas manifestaram a sua intenção de dar continuidade ao projeto no próximo ano letivo, alargando-o a mais turmas e/ou a mais anos de escolaridade, o que as tornará elegíveis a receberem o Selo WEIWE(R)BE.

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Selo WEIWE(R)BE 2021-2022

No presente ano letivo, e porque continuaram a apostar na regularidade dos processos e metodologias subjacentes ao projeto para além do primeiro ano de implementação, foram distinguidas seis escolas com o Selo WEIWE(R)BE 2021-2022: Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço (Oeiras); Escola Básica e Secundária de Penacova; Escola Básica e Secundária Gama Barros (Sintra); Escola Secundária Braamcamp Freire (Odivelas); Escola Secundária Damião de Goes (Alenquer); Escola Secundária da Ramada (Odivelas).

Também no dia 8 de junho, teve lugar a sessão para atribuição simbólica da versão digital do selo a estas escolas, representadas pelos professores bibliotecários, que deram o seu testemunho sobre o trabalho de continuidade que promoveram no âmbito deste projeto. Nas várias intervenções, foi notório o reconhecimento da necessidade de criar situações de aprendizagem que envolvam os alunos, de forma ativa, na aquisição e no desenvolvimento de competências de literacia, com enfoque na literacia de informação, que devem ser trabalhadas logo nos primeiros anos de escolaridade.

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Concluída a edição deste ano, todos os intervenientes são unânimes em considerar que esta é uma área prioritária para a ação a desenvolver pelas bibliotecas escolares, pelo que se afigura de máxima importância a consolidação deste trabalho, a realizar em estreita articulação com a sala de aula.

 

Veja também:

Quando a estratégia para a literacia da informação implica um trabalho continuado – a experiência com o projeto WEIWE(R)BE 

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