Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O interesse que os alunos manifestam pelas redes sociais na Internet pode ser capitalizado pelas bibliotecas escolares, dinamizando um instrumento que permite aproximar a biblioteca dos seus utilizadores, e que ao mesmo tempo poderá ser capaz de fomentar uma utilização responsável e segura da Internet, num contexto em que a vulnerabilidade dos jovens deve ser motivo de preocupação para todos.

Myspace, Hi5, Orkut, Facebook, entre outros, são serviços da chamada web social que permitem, para lá de outras coisas, criar e gerir uma rede de contactos com os quais é possível comunicar e partilhar recursos como fotografias, vídeos, ligações, etc. As vantagens que daí decorrem para o relacionamento da biblioteca com os seus utilizadores são bem evidentes: por exemplo, divulgar rapidamente as novidades, promover a discussão de determinados temas, organizar exposições virtuais, avaliar as actividades desenvolvidas mediante a recolha de opiniões, etc.
Contudo, convirá igualmente ter presentes as limitações deste tipo de meios e ponderar questões como a privacidade, direitos de autor, excesso de focalização no virtual, etc.

O blogue Web social para profesionales de la información publicou recentemente um artigo sobre a problemática das redes sociais, cuja leitura se recomenda.

Autoria e outros dados (tags, etc)



RBE


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Twitter



Perfil SAPO

foto do autor