Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue RBE

Seg | 14.11.22

Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil: a força da cooperação

2022-11-14 PQ.png

Em dezembro de 1996 abria ao público a Biblioteca Municipal de Arganil. Por feliz coincidência tinha início nesse mesmo ano a Rede de Bibliotecas Escolares. Neste caso a Biblioteca Pública e a Biblioteca Escolar nasceram e cresceram lado a lado.

Um longo caminho percorrido, não livre de obstáculos, onde o futuro, orientado por objetivos bem definidos, se continua a construir diariamente.

Foto.png

As onze Bibliotecas que servem os Munícipes do Concelho de Arganil são consequência do trabalho desenvolvido, que começou com a assinatura dos Protocolos de Parceria que conduziram à construção dos Grupos de Trabalho, a criação da Rede Informática, o Catálogo Concelhio, o Portal Concelhio, o Cartão Único para a Rede Concelhia com uma Base única de Leitores; etapas extraordinárias na otimização dos recursos disponíveis e um persistente e constante esforço de organização no sentido de chegar a todos, sem exceção.

Ao longo dos anos a Biblioteca Municipal de Arganil e a Biblioteca Alberto Martins de Carvalho têm-se empenhado em, mais de que apenas facilitar o acesso aos suportes de leitura, assumir um papel ativo e interventor no sentido de criar competências de acesso à informação, promover a inclusão social e contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de literacia. Diversos são os programas de leitura continuados que temos desenvolvido e cuja continuidade almejamos. Programas que vão muito além do espaço físico da Biblioteca e que nos levam a percorrer todo a área do concelho de Arganil. São exemplos o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), o projeto “Leitura das Memórias”, a iniciativa “Nascer a Ler” e as sessões de Literacia Digital.

Embora Bibliotecas Municipais e Bibliotecas Escolares sejam de diferentes tipologias, o trabalho que as mesmas desenvolvem, no nosso entender, deve andar de mãos dadas, daí a importância das parcerias e do consequente trabalho conjunto. Por um lado, porque nos permite ir mais longe e por outro, porque queremos utilizadores que façam das bibliotecas algo que os acompanhe ao longo de toda a sua vida.

Consciente do poder das sinergias, as Bibliotecas Públicas de Arganil têm desenvolvido um trabalho de proximidade com as Bibliotecas Escolares desde a sua génese, através do SABE. Este serviço foi formalizado em janeiro de 2006 e tem como objetivo acompanhar e apoiar as Bibliotecas Escolares do Concelho de forma a contribuir para o seu desenvolvimento e rentabilização em várias áreas. Para além do apoio técnico a nível do tratamento documental e organização das bibliotecas, dos concursos de leitura e da formação de utilizadores, estão em funcionamento dois serviços de leitura: “Pais e filhos: livros e ternura” e “Ler e partilhar, viver e aprender” . O primeiro destinado às crianças que frequentam o Pré-escolar e o 1º ano e, o segundo destinado às crianças que frequentam o 2º, 3º e 4º ano de escolaridade.

As crianças recebem as técnicas com entusiasmo e alegria no rosto. Vivendo e explorando com estas todos os tesouros que os livros e demais suportes de leitura contêm, partilhando experiências leitoras e levando consigo livros para casa, para em família explorar.

Um trabalho exigente, mas gratificante! É com satisfação que recebemos as visitas destas “crianças”, agora adolescentes e adultos na Biblioteca Pública quando transitam para outros ciclos de escolaridade. Vêm à Biblioteca “matar” saudades, conversar, partilhar! Uma transição que nos permite continuar a fomentar e a contribuir para o desenvolvimento dos seus hábitos de leitura e demais competências que permitam a estes cidadãos exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade, indo assim ao encontro do que preconiza o Manifesto da IFLA/ UNESCO sobre as Bibliotecas Públicas.

Os laços que se criam através destes programas não se quebram e são alento para continuarmos a desenvolver o nosso trabalho em prol das crianças, desde a mais tenra idade e da população em geral. Porque as Bibliotecas são casas para toda a vida, onde cabe toda a gente!

 

Miriella de Vocht

Coordenadora da Biblioteca Municipal de Arganil