Rede de Bibliotecas do Concelho de Fronteira | Mais um sucesso nas parcerias RBE
A Rede de Bibliotecas do Concelho de Fronteira (RBF) foi criada oficialmente no dia 08 de julho de 2021, com a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal de Fronteira, nas pessoas do seu diretor, Dr. João Polido e presidente da Câmara Municipal, Dr. Rogério Silva, respetivamente.
A RBF define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação da Biblioteca Escolar e da Biblioteca Municipal, visando o desenvolvimento da ligação entre as escolas do concelho, otimizando atividades e recursos através de uma parceria efetiva que se concretiza na partilha de experiências, no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas, numa política coordenada de aquisições e na dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente na observância de princípios técnicos e biblioteconómicos uniformizados.
São objetivos da RBF:
a) Criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e colaboração na área das Bibliotecas;
b) Promover e estreitar a ligação entre parceiros;
c) Promover a troca de experiências no âmbito da organização, gestão e dinamização das Bibliotecas da rede Concelhia;
d) Produzir materiais com vista à melhoria do funcionamento das bibliotecas escolar e municipal, ao desenvolvimento da literacia da informação e à promoção da leitura e da escrita criativa;
e) Constituir e manter online o Catálogo Coletivo da Bibliotecas Escolar e Municipal;
f) Fomentar o empréstimo interbibliotecas e políticas de aquisições concertadas;
g) Servir de suporte à investigação, à formação e à difusão cultural, mediante a criação de um Portal que efetive o acesso à informação e estimule a difusão das ações desenvolvidas;
h) Dinamizar atividades que promovam as bibliotecas Escolar e Municipal, traduzidas por encontros, seminários, publicações, formação, etc.
Em representação da Drª Maria João Charrua, Delegada Regional de Educação do Alentejo esteve presente a Drª Maria Mário Murteira. Pela Drª Manuela Pargana da Silva, Coordenadora Nacional da Rede Bibliotecas Escolares, esteve presente a Drª Fátima Bonzinho.
A RBF insere-se no âmbito da criação de parcerias que consolidem dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão, potencialização de recursos humanos, tecnológicos e documentais, bem como da promoção de dinâmicas na área das diferentes literacias, prevista no Eixo Ligações da estratégia da Rede de Bibliotecas Escolares.
Já disponível, mas, ainda, muito embrionário encontra-se o catálogo coletivo que vai permitir um melhor e mais eficaz serviço de empréstimo que permite a todos os utilizadores do Concelho o livre acesso aos serviços prestados por ambas as Bibliotecas (https://bit.ly/3yDPlQi).