Rede de Bibliotecas de Vizela: uma parceria com benefícios para todos!
por Márcia Castro, Biblioteca Municipal de Vizela
Numa sociedade cujo ambiente informativo é cada vez mais marcado pelo excesso de informação, por um lado, e pela desinformação, por outro, as bibliotecas são uma base sólida e confiável para promover a leitura do mundo. Ao disponibilizar acesso a informação relevante e fidedigna nos mais diversos formatos, ao desenvolver programas de incentivo à leitura, ao promover programas de literacia dos media e da informação, ao estimular o enriquecimento cultural, educativo e social das comunidades, as bibliotecas estão a oferecer ferramentas e recursos essenciais para ajudar os cidadãos a navegar criticamente no vasto fluxo de dados e a tomar decisões informadas numa sociedade democrática. Quando esse esforço é realizado em colaboração, em parcerias entre as bibliotecas municipais e escolares, é a comunidade que ganha [1] , pois é criada uma sinergia que potencia os recursos disponíveis e maximiza os benefícios para todos os envolvidos.
Criada em 2011 e composta por 9 bibliotecas escolares e pela Biblioteca Municipal de Vizela, a Rede de Bibliotecas de Vizela, insere-se nesse âmbito de criação de parcerias e otimização de recursos humanos, tecnológicos e documentais, consolidados em dinâmicas de trabalho colaborativo ao nível da organização, gestão e disponibilização de acervos, bem como do incentivo a dinâmicas partilhadas na área da promoção e animação da leitura.
Na prática, uma das vantagens imediatas foi a partilha de fundos documentais, possibilitada pela implementação de um catálogo coletivo e cartão único, que, para o leitor, ampliou o acesso a uma diversidade de materiais de leitura, desde livros didáticos a obras literárias, científicas e culturais. As bibliotecas escolares beneficiaram do vasto repertório da biblioteca municipal, enquanto esta conseguiu corresponder às necessidades do público escolar, complementando os seus recursos educativos.
A criação da Rede de Bibliotecas de Vizela veio também permitir a promoção de projetos de incentivo à leitura e às literacias, a nível concelhio, com destaque para os seguintes: Ler para Aprender, promovido de 2011 a 2016, e que foi uma candidatura Ideias com mérito da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em 2013, e dirigido a turmas do 2.º ano das escolas básicas do concelho de Vizela; EFAcil Ler, de 2010 a 2012, projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, voltado para público adulto a frequentar cursos de educação e formação; Oficinas de literacia, desde 2018, nas áreas da pesquisa avançada online, desinformação e etiqueta na internet; Faz-te ao livro!, de 2019 a 2024, Ideias com mérito (RBE), em 2019 e, mais recentemente, de 2022 a 2025, A Palavra em Nós, dedicado a jovens dos 14 aos 20 anos, que integrou o projeto Movimento 14-20 a Ler, do Plano Nacional de Leitura.
As redes estabelecidas nestes e noutros projetos permitem que tanto as bibliotecas escolares como a municipal cumpram os seus objetivos principais e funcionem como portas para o conhecimento. As bibliotecas escolares e a comunidade educativa beneficiam do impacto positivo dos projetos implementados e a biblioteca municipal vê facilitado o acesso a públicos que, de outra forma, seriam dificilmente atingidos se atuasse isolada.
Outro aspeto relevante desta parceria é a troca de conhecimentos e experiências. Os profissionais das bibliotecas municipais oferecem apoio técnico e pedagógico às bibliotecas escolares, partilha de boas práticas, metodologias inovadoras e recursos tecnológicos e, por sua vez, os professores bibliotecários contribuem com as suas experiências no contexto educacional, ao identificar as necessidades dos alunos no contexto da informação.
Em qualquer relação de parceria, é fundamental que todos os parceiros beneficiem de maneira equitativa, pois isso fortalece o vínculo e promove um ambiente de colaboração sustentável. Quando cada parte envolvida sente que suas necessidades e expectativas estão a ser atendidas, a confiança e o comprometimento aumentam, resultando numa parceria mais eficaz. Na Rede de Bibliotecas de Vizela é procurada essa mutualidade de benefícios para que todos se sintam motivados a contribuir ativamente para o sucesso coletivo.
O trabalho em rede permite, em jeito de conclusão, que tanto as bibliotecas municipais como as escolares vão muito além dos limites enquanto instituições individuais, e se tornem agentes ativos na promoção de uma cultura da leitura, e consequentemente, do desenvolvimento humano e na construção de uma sociedade mais justa e democrática, onde o acesso à informação e à cultura é um direito de todos.
Márcia Castro
Biblioteca Municipal de Vizela
Nota
[1] Public Library and School libray Colaboration Kit . AASL/ALSC/YALSA Interdivisional Committee on School/Public Library Cooperation, n.d. https://www.ala.org/sites/default/files/alsc/content/professional-tools/plslc-toolkit-p.PDF .